Boato – A ministra do STF, Rosa Weber, e a esposa de Aécio Neves, Letícia Weber são primas. (texto atualizado em 04/04/2018).
O mais novo alvo das histórias da internet é a ministra do STF Rosa Weber. Depois de ser sorteada e negar o “super habeas corpus” a Lula na Operação Lava-Jato, algumas imagens sobre começaram a circular na internet. Uma delas dizia o seguinte:
Rosa Weber – Ministra do STF condenou Dirceu sem provas
Demétrio Weber – Filho de Rosa Weber, trabalha na Rede Globo
Letícia Weber – Esposa de Aécio, prima de Rosa Weber
Outra diz o seguinte:
Judiciário imparcial… Rosa Weber no batismo da filha da prima, Letícia Weber, esposa de Aécio…
Rosa Weber é prima de Letícia Weber?
Colocamos a história para termos ajuda dos leitores do Boatos.org. Passados dois anos da publicação, podemos apontar que a informação é falsa. Os motivos estão listados.
1 – O filho de Rosa Weber não trabalha na Rede Globo. Demétrio é, atualmente, jornalista na Unesco. Entramos em contato com ele e recebemos o currículo todo. Ele trabalhou no jornal O Globo, mas nunca foi funcionário da Rede Globo.
2 – Não foi Rosa Weber que “condenou” Dirceu. Foram todos os juízes do STF. Agora se teve prova ou não, isso é uma questão do lado que você está.
3 – A pessoa da foto não é a ministra, nem de longe. Ela é, na realidade, Marli Weber, mãe de Letícia. Esta outra matéria mostra ela em outra imagem. Olha aí.
4 – Não há parentesco. O sobrenome Weber não é incomum no Rio Grande do Sul. Em toda cidade com colonização alemã, é possível encontrar um Weber perdido. Ou seja, o sobrenome não prova parentesco. Também não há uma única reportagem na mídia que aponta para o tal parentesco.
Resumindo: a história que aponta que Rosa Weber é prima de Letícia Weber é falsa. Não há sequer uma prova sobre a tese na internet.