Boato – O STF acabou de declarar guerra ao Senado por meio de uma fala do ministro Gilmar Mendes no Plenário.
Análise
O STF continua sendo alvo contínuo de desinformações na internet. Neste sentido, uma história que aponta para um “desafio” da corte tem circulado com todas as forças na internet.
Um vídeo do ministro do STF Gilmar Mendes está circulando junto com uma mensagem que aponta que o Supremo resolveu declarar guerra ao Senado e deixar de obedecer o Congresso. Leia a mensagem que está circulando online:
O STF ACABA DE DECLARAR GUERRA AO SENADO FEDERAL!!! NÃO IRÃO ACATAR MAIS AS LEIS APROVADAS NA CÂMARA E NO SENADO!!! VÃO TAMBÉM FAZER AS LEIS QUE LHES FAVORECEM E DÊ PODER ABSOLUTO SOBRE OS OUTROS PODERES!!! BAGUNÇA GENERALIZADA!!! E AGORA SENADORES BANANAS, VÃO FAZER O QUE???
GILMAR MENDES TOMA FRENTE E DIZ STF NÃO IRÁ OBEDECER CONGRESSO GENTE A COISA TA FICANDO SÉRIA A QUE PONTO CHEGAMOS?
Checagem
Não demorou para o conteúdo se espalhar com todas as forças na internet. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões. São elas: 1) Qual é o contexto do vídeo em que Gilmar Mendes fala sobre o Congresso? 2) É verdade que o STF declarou guerra ao Senado? 3) Há chances de o STF declarar a tal guerra ao Senado?
Qual é o contexto do vídeo em que Gilmar Mendes fala sobre o Congresso?
O vídeo é de novembro de 2023. Na ocasião, Gilmar Mendes comentou uma proposta de Proposta à Emenda da Constituição que, de certa forma, limitaria decisões do STF. No vídeo, ele se colocou de forma contrária à PEC e a classificou como uma forma de ataque ao STF. A postagem veicula um corte do vídeo publicado no canal do YouTube da Jovem Pan à época:
É verdade que o STF declarou guerra ao Senado?
Apesar de ter se colocado contrário à proposta em questão (que, continua em tramitação no Congresso, desta vez na Câmara), Gilmar Mendes não “declarou guerra” ao Senado. Ele e a corte têm, por assim dizer, um bom relacionamento com a Casa.
Há chances de o STF declarar a tal guerra ao Senado?
Mesmo que haja aprovação (o que não parece ser o cenário mais provável) da tal PEC, não parece que vai se abalar (pelo menos à primeira vista). Tanto que, passado quase um ano da votação, nada de muito novo ocorreu.
Conclusão
É falso que o STF tenha declarado guerra ao Senado. A fala de Gilmar Mendes não é recente e não parece ter tido grandes consequências entre a corte e a casa do Congresso.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).