Boato – Vídeo mostra o ministro do STF Dias Toffoli conversando com Glenn Greenwald e David Miranda em um restaurante. Eles estavam tramando.
O vazamento das conversas de autoridades brasileiras ainda rende diversas histórias falsas na internet. Nos últimos dias, o que não tem faltado na internet são informações falsas sobre Glenn Greenwald (responsável pelo site The Intercept) e sobre seu marido David Miranda. A última história do gênero envolve, também, o presidente do STF, Dias Toffoli.
Um vídeo que viralizou na web mostra o que seria um flagra de um encontro entre Toffoli, Glenn e David Miranda em um restaurante. Não é possível saber o teor da conversa (filmada por um celular), mas as mensagens que acompanham o vídeo mostram que eles estariam “tramando”. Leia quatro versões da mensagem que circulam online e assista ao vídeo:
Versão 1: TÓFFOLI, GLENN GREENWALD E DAVI MIRANDA FLAGRADOS CONVERSANDO EM RESTAURANTE. Versão 2: Presidente do STF Dias Toffoli, Glenn e seu marido reunidos em restaurante na Barra da Tijuca. Versão 3: Café da manhã bem tranquilo e íntimo de Toffoli com Glenn Greenwald. Será que estão falando de Campeonato Brasileiro?
Versão 4: *Olha quem está tramando com Tofolli nesse vídeo: Glenn*. *Dois marginais.* *Um é advogado do PT no STF e o outro, um CRIMISOSO travestido de jornalista, pau mandado de Luladrão de 500 BILHÕES DO BNDES.* #STFsaiLavaJatoFica
Toffoli, Glenn Greenwald e David Miranda foram flagrados conversando em restaurante?
Muita gente se escandalizou com o suposto encontro. Mas será mesmo que o vídeo que viralizou na internet mostra mesmo Dias Toffoli, Gleen Greenwald e David Miranda? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.
De cara, a mensagem já nos causa desconfiança. Ela tem as principais características de boatos online: é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Ao buscar por informações sobre esse encontro, nada encontramos.
Mais uma busca, desta vez, pela origem do vídeo, e chegamos à verdade. Por meio do projeto Painel de Checagem de Fake News (no qual o Boatos.org participa), o CNJ listou a informação (publicada no site jurídico Migalhas) como falsa. O Migalhas aponta que a pessoa da imagem é o desembargador Walter Piva Rodrigues, do Tribunal de Justiça de São Paulo.
É importante citar que nem Walter tampouco o rapaz descrito como “David Miranda” se parecem com o fundador do The Intercept e com o deputado federal pelo PSOL. Também é importante citar que não há nenhum indício de que Glenn Greenwald tenha se encontrado com ministros do STF nos últimos dias.
Resumindo: a história que aponta que o presidente do STF Dias Toffoli foi flagrado se encontrando com Gleen Greenwald e David Miranda em um restaurante é falsa. O vídeo em questão mostra um encontro entre Toffoli e o desembargador Walter Piva Rodrigues.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.