Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Trump tenha mandado mensagem para Bolsonaro após sofrer atentado

É falso que Trump tenha mandado mensagem para Bolsonaro após sofrer atentado

Trump mandou mensagem para Bolsonaro após sofrer atentado, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Donald Trump mandou uma mensagem para Bolsonaro comparando os ataques que ambos sofreram.

Análise

O atentado que o ex-presidente e candidato Donald Trump sofreu nos Estados Unidos está agitando grupos políticos. É neste contexto que está circulando na internet uma história que aponta para um recado de Trump.

De acordo com uma publicação no YouTube (e outras redes sociais), Trump teria gravado um vídeo direcionado para Bolsonaro. “TRUMP MANDA MENSAGEM PARA BOLSONARO APÓS ATENTADO”, diz a mensagem.

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

No vídeo, ele teria falado que “fizeram com ele o que tentaram fazer com Bolsonaro”, descrito o que ocorreu, falando sobre um “afronta à democracia” e que iria achar os culpados. Leia a transcrição do conteúdo que está circulando na internet:

Algumas horas depois do atentado, Donald Trump manda uma mensagem a Jair Messias Bolsonaro: “Confira, Bolsonaro, meu amigo, tentaram fazer comigo a mesma coisa que fizeram contigo. Eles estão por toda parte. Mas isso não vai ficar assim. O comício estava em pleno andamento quando senti uma dor aguda e, em seguida, vi o sangue na minha orelha. Fui atingido por um disparo ou pedras. O caos se instaurou ao meu redor: pessoas gritando, seguranças agindo rapidamente. Mas eu só conseguia pensar em uma coisa: tentaram me matar.

A indignação tomou conta de mim. Este não foi apenas um ataque contra a minha vida, mas uma afronta direta à nossa democracia e aos valores que defendemos. Enquanto eu era levado às pressas para um local seguro, uma promessa se formou em minha mente: eu não vou deixar isso barato. Vou cobrar por essa agressão, custe o que custar. Vou garantir que os responsáveis enfrentem a justiça, ou até mesmo a mim. Tenho poder supremo para achar os autores. Mandarei drones, espiões, a SISP e o FBI, além dos melhores hackers do planeta, para desvendar este atentado. Longe de me intimidar, isso apenas fortaleceu minha determinação de proteger nossa nação contra qualquer ameaça. Continuarei lutando mais firme do que nunca pelo bem do nosso país. Obrigado a todos e um abraço ao Bolsonaro.”

Checagem

O vídeo não demorou muito para circular na internet, principalmente entre grupos bolsonaristas, e gerou comentários “orgulhosos”. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que Donald Trump gravou um vídeo com um recado para Bolsonaro? 2) Trump chegou a falar com Bolsonaro após o atentado que sofreu? 3) Qual é a origem do vídeo do ex-presidente que está sendo utilizado no fake?

É verdade que Donald Trump gravou um vídeo com um recado para Bolsonaro?

Não é verdade. O vídeo em questão foi criado por perfis de pessoas simpáticas a Bolsonaro com o uso de ferramentas de inteligência artificial. O vídeo em questão tem outro teor e não há nada sobre Trump ter falado com Bolsonaro após o atentado sofrido no sábado.

Trump chegou a falar com Bolsonaro após o atentado que sofreu?

Não consta em nenhuma fonte confiável qualquer informação sobre conversa pública entre Donald Trump e Bolsonaro. Salvo que eles tivessem realizado uma conversa privada, não houve o tal “recado”.

Qual é a origem do vídeo do ex-presidente que está sendo utilizado no fake?

O vídeo em questão é de um recado para Bolsonaro. Porém, ele foi gravado durante o período eleitoral de 2022. Na ocasião, Trump gravou um depoimento para apoiar a campanha do ex-presidente do Brasil.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Donald Trump tenha dado qualquer recado para Bolsonaro após o atentado sofrido nos Estados Unidos. O vídeo é 2022 e não tem relação com o ocorrido nos últimos dias.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).