Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Golpe cita cobrança de taxa para regularização de título eleitoral por parte do TSE

Golpe cita cobrança de taxa para regularização de título eleitoral por parte do TSE

TSE enviou SMS pedindo regularização de título eleitoral e pagamento de taxa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O TSE enviou um SMS pedindo a regularização de seu título eleitoral e pagamento de taxa.

Análise

Assim como em outros casos, as eleições de 2024 estão servindo para a aplicação de golpes por parte criminosos. Uma das histórias que tivemos acesso aponta para um suposto SMS que teria sido enviado pelo TSE.

Na mensagem, é dito que o título de eleitor da pessoa estaria irregular. Por isso, ela teria que entrar em um site (na versão que vimos era jus-tse.com) e fazer a regularização.

No site em questão, o internauta é instado a pagar uma taxa (na versão que vimos era de cerca de R$ 66) para realizar a regularização. Leia a mensagem que circula na internet:

SMS Aviso do TSE: Seu titulo de eleitor esta irregular. Acesse jus-tse.com/ MSm1B e regularize para evitar problemas futuros.

Checagem

O conteúdo, é claro, às vésperas das eleições, chama muita atenção. Porém, se trata de um golpe. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o TSE enviou um SMS pedindo a regularização do seu título eleitoral? 2) O que o TSE falou sobre o assunto? 3) O que acontece se você seguir todos os passos do site em questão?

É verdade que o TSE enviou um SMS pedindo a regularização do seu título eleitoral?

Não é verdade. Na realidade, o que está circulando na internet não passa de um golpe. O site em questão é falso. O site mencionado, “jus-tse.com”, não pertence ao Tribunal Superior Eleitoral. O TSE utiliza exclusivamente domínios com o sufixo “.jus.br” para suas comunicações digitais. Qualquer outro site que utilize variações do nome do tribunal, mas não siga esse padrão, deve ser considerado suspeito. Além disso, a Justiça Eleitoral desmentiu a fake news.

O que o TSE falou sobre o assunto?

Alguns TREs desmentiram a fake news com um texto alertando para golpes similares. Leia uma das notas, divulgada pelo TRE de Alagoas:

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) alerta para uma tentativa de golpe utilizando ilegalmente o nome e a logomarca do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eleitores e eleitoras do Estado têm relatado o recebimento de mensagem pelo celular (SMS) informando que o título estaria irregular e com um link para regularizar a situação eleitoral. Nas mensagens, o link se inicia com autorizaar.com.

O conteúdo da mensagem é falso. Trata-se de um golpe. A Justiça Eleitoral não envia mensagens aos eleitores sobre eventuais irregularidades, orienta a não clicar neste tipo de link e a não efetuar qualquer tipo de pagamento.

Para saber sobre sua situação eleitoral, acesse apenas os canais oficiais de atendimento do TSE ou do TRE. Os serviços ao eleitor são todos gratuitos. Não caia em golpes.

O que acontece se você seguir todos os passos do site em questão?

Infelizmente, você vai perder dinheiro. A ideia dos golpistas é fazer uma cobrança para a suposta regularização. Depois disso, eles somem com o seu dinheiro.

Conclusão

A mensagem informando que o título de eleitor está irregular e fornecendo o link “jus-tse.com” para regularização é falsa e uma tentativa de golpe. O TSE já desmentiu essa prática, e qualquer comunicação oficial deve ser feita através de seus canais legítimos. Eleitores devem ficar atentos a fraudes e não clicar em links suspeitos.

Golpe ⚠️

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).