Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Acusações que ligam derrota de Bolsonaro ao Usaid não têm comprovação e nem lógica

Acusações que ligam derrota de Bolsonaro ao Usaid não têm comprovação e nem lógica

Usaid alterou resultado das eleições e é o responsável pela derrota de Bolsonaro em 2022?

Boato – Encontraram o responsável pela derrota de Bolsonaro em 2022: é o Usaid, que interferiu nas eleições daquele ano.

Análise

Após declarações de Elon Musk e Donald Trump questionando a atuação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e rumores de cortes de recursos para o órgão, começaram a circular acusações de que a organização seria uma ferramenta da esquerda mundial para influenciar eleições e desestabilizar governos.

Dentro desse contexto, surgiu uma alegação de que a Usaid teria manipulado o resultado das eleições no Brasil em 2022, sendo responsável pela derrota de Jair Bolsonaro. A história circulou por meio de “influencers” de direita e até políticos ligados ao ex-presidente. Veja abaixo o que está sendo compartilhado:

O VERDADEIRO GOLPE É DE QUEM ESTÁ SENDO APOIADO PELA USAID NO QUAL PARTICIPOU DAS ALTERAÇÕES DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES JÁ QUE FOI MAIS DO QUE ADMITIDO O ROUBO PELO GOVERNO TRUMP, CASO ISSO NÃO TIVESSE ACONTECIDO BOLSONARO CONTINUARIA PRESIDENTE DO BRASIL. ENTENDERAM STJ O GOLPE

Checagem

Para entender se a acusação contra a Usaid tem fundamento, analisamos o que é a agência, suas atribuições e se há qualquer evidência de fraude nas eleições de 2022. Confira abaixo algumas questões. São elas:  1) O que é a Usaid? 2) A Usaid é a responsável pelo resultado das eleições e pela derrota de Bolsonaro em 2022? 3) Houve alguma fraude que causou a derrota de Bolsonaro em 2022?

O que é a Usaid?

A Usaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) é um órgão do governo dos EUA que atua em projetos humanitários, sociais e de desenvolvimento em diversos países. Criada em 1961, a agência tem como objetivo oficial promover assistência internacional em áreas como saúde, educação e democracia. Seu trabalho já foi alvo de críticas e questionamentos políticos, principalmente devido à sua atuação em países com instabilidade política.

A Usaid é a responsável pelo resultado das eleições e pela derrota de Bolsonaro em 2022?

Não. A acusação de que a Usaid alterou o resultado das eleições de 2022 não tem qualquer fundamento. Essa narrativa surge em um momento de críticas contra a agência nos EUA e foi impulsionada por setores que buscam justificar a derrota eleitoral de Bolsonaro. A alegação faz parte de um conjunto de desinformações que circulam para pressionar o fim da agência, acusada sem provas de financiar campanhas políticas. Tudo que está sendo apresentado é uma série de alegações sem provas.

Houve alguma fraude que causou a derrota de Bolsonaro em 2022?

Não há qualquer prova de fraude nas eleições de 2022 que tenha causado a derrota de Bolsonaro. O processo eleitoral brasileiro é auditável e foi acompanhado por entidades nacionais e internacionais, sem que nenhuma irregularidade tenha sido constatada. A alegação de fraude é uma narrativa já desmentida e refutada por diversas instituições e órgãos independentes. O que houve, sem relação com a Usaid, foram iniciativas para combater a desinformação durante o período eleitoral, como a remoção de conteúdos falsos sobre fraudes inexistentes.

Conclusão

A alegação de que a Usaid alterou o resultado das eleições de 2022 e foi responsável pela derrota de Jair Bolsonaro não passa de uma teoria conspiratória sem provas. A narrativa foi criada em meio a críticas políticas contra a agência e não há qualquer evidência de que ela tenha interferido no pleito. Além disso, as eleições de 2022 foram seguras, sem qualquer fraude comprovada.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)