Boato – Presidente do STF, Dias Toffoli, foi flagrado comemorando a soltura de Lula e a decisão do Supremo em relação à prisão após condenação em segunda instância. Vídeo mostra ele cantando com amigos.
Já falamos mais de uma vez que a decisão do STF que acaba com a prisão automática após condenação em segunda instância e a consequente soltura do ex-presidente Lula têm gerado inúmeras notícias falsas na internet. A última delas envolve o nome do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.
De acordo com um vídeo que começou a circular online, Dias Toffoli (que deu o voto de minerva na decisão sobre a segunda instância) foi flagrado supostamente embriagado cantando junto com amigos em uma comemoração à soltura de Lula. Leia algumas das mensagens que circularam junto ao vídeo e assista à filmagem:
Versão 1: O cara ferra com a nossa justiça e depois vai curtir com a nossa cara… só pode… Ainda temos que engolir esse Toffoli cantando mal pra caramba e votando errado!!! Lamentável termos o presidente de nossa suprema corte que defende os interesses da bandidagem na maior cara lavada do mundo
Versão 2: A noite foi longa para o Toffoli “MAMADÃO” comemorando a liberdade do PATRÃO. Difícil de aceitar… Versão 3: OLHA O TOFFOLI CHEIO DE CACHAÇA COMEMORANDO A SOLTURA DO PATRÃO LULA COM NOSSO DINHEIRO. ISSO A TELEVISÃO NÃO MONSTRA.
Vídeo mostra Dias Toffoli comemorando a soltura de Lula e decisão do STF?
As imagens se espalharam com muita força na internet e fizeram muita gente esbravejar contra o presidente do STF. Mas será mesmo que Dias Toffoli foi filmado comemorando a liberdade do ex-presidente Lula? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.
Quando vimos mais um “vídeo bombástico” relacionado à soltura de Lula viralizando por aí, ficamos desconfiados. Desde que Lula saiu da sede da Polícia Federal, em Curitiba, já desmentimos algumas fake news que tiraram filmagens de contexto: teve a “expulsão de Lula de um restaurante”, “o foguetório para Lula” e “os presos comemorando a soltura de Lula”.
Assim como nos outros casos, a filmagem de Toffoli é antiga e foi retirada de contexto. Desta vez, nem foi preciso ir muito longe para chegarmos à verdade. Bastou procurar pelo conteúdo no canal do Youtube do site Poder 360 (se você notar, há uma marca d’água da página no canto superior direito da filmagem) e encontrarmos o vídeo original, do dia 14 de setembro de 2018.
A ocasião em questão era a festa de comemoração da posse de Dias Toffoli como presidente do STF. De acordo com o Poder 360, a “palhinha” do ministro do STF ocorreu por volta das 2h da manhã.
Resumindo: a história que aponta que o presidente Dias Toffoli foi flagrado comemorando a soltura do ex-presidente Lula em uma cantoria “daquelas” é falsa. Não passa de mais um boato relacionado ao assunto que viralizou por aí.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.
Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/32o6L2N |