Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Pessoa filmada reencontrando filhos não é Débora Rodrigues, que pintou estátua do STF com batom

Pessoa filmada reencontrando filhos não é Débora Rodrigues, que pintou estátua do STF com batom

Vídeo mostra Débora, que pintou estátua do STF com batom, reencontrando os vídeo após ser solta, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um vídeo mostra Débora Rodrigues, presa no 8 de janeiro, reencontrando os filhos após ser solta.

Análise

O caso de Débora Rodrigues, uma das pessoas detidas pelos atos de 8 de janeiro e que ficou conhecida por pintar a estátua da Justiça do STF com batom, tem sido utilizado de combustível por parte da direita brasileira. Depois que ele teve a prisão domiciliar autorizada, um vídeo tem se espalhado na web.

Nos últimos dias, um vídeo que mostra uma mulher reencontrando seus filhos após sair da prisão está circulando junto com mensagens que apontam que seria a mulher que pintou a estátua com batom. Leia uma das mensagens que acompanha o vídeo:

Chorei junto. Soltaram mais uma “terrorista”. Isso a Globo não mostra. Surpresa. A Débora chegando em casa encontra seus filhos. Que bom ver esta cena.

Checagem

As imagens do vídeo levaram muitas pessoas a acreditarem que Débora Rodrigues reencontrou seus filhos da forma mostrada. Porém, não foi. Para esclarecer essa questão, analisamos três pontos: 1) O vídeo mostra Débora, presa no 8 de janeiro e que pintou estátua do STF com batom, reencontrando os filhos? 2) Há algum vídeo do reencontro de Débora Rodrigues com o filhos? 3) Qual é a origem do vídeo em questão? Ele tem ligação com o 8 de janeiro?

O vídeo mostra Débora, presa no 8 de janeiro e que pintou a estátua do STF com batom, reencontrando os filhos?

Não. A mulher que aparece no vídeo não é Débora Rodrigues. Existem diferenças visíveis entre as duas, como a cor do cabelo e a composição familiar. Enquanto Débora é loira, a mulher no vídeo tem cabelos escuros. Além disso, a gravação mostra uma mulher reencontrando um menino e uma menina, enquanto Débora tem dois filhos homens.

Outro detalhe que desmonta a narrativa é a identidade do homem que aparece no vídeo como marido da mulher. Ele é negro, enquanto o marido de Débora é branco. Imagens recentes de Débora Rodrigues podem ser vistas aqui.

Há algum vídeo do reencontro de Débora Rodrigues com os filhos?

Não. Até o momento, não há registros do momento em que Débora Rodrigues reencontrou seus filhos após ser solta. Uma das razões para isso é que ela está proibida de utilizar redes sociais. O único vídeo conhecido e confirmado após a soltura é um registro em que parentes agradecem pelo apoio que a família recebeu. Esse conteúdo foi publicado pelo perfil da Gazeta do Povo no Instagram.

Qual é a origem do vídeo em questão? Ele tem ligação com o 8 de janeiro?

O vídeo que está sendo compartilhado, na verdade, já circula há bastante tempo. Há registros de que ele foi postado pelo menos desde julho de 2023. Uma das postagens mais antigas foi feita por um usuário no Twitter/X. A identidade da mulher no vídeo não foi confirmada, mas também não há provas de que ela tenha qualquer relação com os atos de 8 de janeiro. Algumas postagens sugerem que se trata de uma ex-presidiária dos atos, mas sem qualquer vínculo com Débora Rodrigues.

Conclusão

O vídeo que circula como se mostrasse Débora Rodrigues reencontrando seus filhos após ser solta não é verdadeiro. As imagens mostram outra mulher, com características diferentes das de Débora, além de uma composição familiar distinta. Não há registros do reencontro dela com os filhos. Além disso, a gravação viralizada já circulava antes, sem relação comprovada com os atos de 8 de janeiro.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)