Boato – Débora Rodrigues, a “santinha do batom”, aparece em vídeo incitando os atos de 8 de janeiro.
Análise
Após a condenação de Débora Rodrigues por envolvimento nos atos de 8 de janeiro, passou a circular um vídeo atribuído a ela que teria sido gravado antes da depredação às sedes dos Três Poderes. O conteúdo mostra uma mulher incitando outras pessoas a se revoltarem contra o governo, sugerindo a derrubada das instituições e o uso da força.
O vídeo, que tem uma marca d’água do aplicativo Kwai, foi disseminado em grupos de WhatsApp, Telegram e redes como X (antigo Twitter), acompanhado de um texto que ironiza a imagem de Débora como uma “mãe inocente” e “Santinha do Batom”. Leia a mensagem completa que está sendo compartilhada:
MAS DO QUE ELA TA FALANDO? A Santinha inocente do Baton Uma mãe de família, que sai de sua casa deixando seus dois filhos sei lá com quem, para dar um golpe de Estado e acabar com a Democracia do seu próprio país. Porque segundo ela, vivemos numa “ditadura” e pasmem, ela queria a volta da ditadura.
A volta do atraso, a volta do que seria pior daquilo que foi com os militares no poder em 1964. O pior período de repressão e violência contra o povo, onde ela mesma jamais poderia sair às ruas para protestar contra o governo,pois era expressamente proibido pelos militares. Essa daí é uma das inocentes do batom!!! Vai entender uma mente dessas? #voltapracadeia #SemAnistiaPraGolpista
Checagem
O vídeo gerou confusão e reforçou uma narrativa de desinformação a partir de uma falsa atribuição. Para esclarecer os fatos, vamos responder às seguintes perguntas: 1) A pessoa que está no vídeo é Débora Rodrigues (santinha do batom)? 2) Quem é a pessoa que está no vídeo incitando pessoas no 8 de janeiro? 3) Débora Rodrigues, mulher que pintou a estátua do STF com batom, é santinha ou inocente?
A pessoa que está no vídeo é Débora Rodrigues (santinha do batom)?
Não. Apesar da semelhança física e da tentativa de vincular o vídeo à imagem de Débora Rodrigues, a mulher que aparece nas imagens não é ela. Trata-se, na verdade, de Ana Priscila Silva de Azevedo, uma das principais figuras ligadas aos atos golpistas do dia 8 de janeiro. A confusão parece ter sido proposital, com o objetivo de reforçar ataques contra Débora após sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal.
Quem é a pessoa que está no vídeo incitando pessoas no 8 de janeiro?
A mulher do vídeo é Ana Priscila Azevedo, já identificada em diversas reportagens e decisões judiciais como uma das líderes da mobilização golpista. Ana Priscila chegou a ser presa e foi condenada pelo STF a 17 anos de prisão por sua atuação antes e durante os atos.
A sentença dela está documentada no portal oficial do Supremo Tribunal Federal. Não é a primeira vez que ela aparece como alvo de desinformações: já foi, por exemplo, acusada falsamente de ser infiltrada do PT, como mostra este desmentido do Boatos.org.
Débora Rodrigues, mulher que pintou a estátua do STF com batom, é santinha ou inocente?
A imagem de Débora como uma “santinha inocente” tem sido questionada por parte do público, principalmente por grupos que defendem punições mais severas aos participantes dos atos.
Embora ela não tenha incitado a violência como Ana Priscila, Débora foi flagrada e detida durante os eventos em Brasília e já foi condenada por sua participação. O STF, inclusive, já formou maioria pela condenação da ré, restando apenas a definição da pena (dosimetria), como mostra esta reportagem da Agência Brasil.
Conclusão
O vídeo que mostra uma mulher incitando a violência antes dos atos de 8 de janeiro de 2023 não tem nenhuma relação com Débora Rodrigues, conhecida como “santinha do batom”. A pessoa nas imagens é Ana Priscila Silva de Azevedo, figura já identificada e condenada por seu papel nos eventos. Apesar de Débora também ter sido condenada, ela não aparece no vídeo e tampouco liderou ações incitadoras como as protagonizadas por Ana Priscila.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)