Boato – Vídeo mostra Lula bêbado no lançamento de sua campanha e tentando beber cachaça que estava em garrafa de água.
Os nomes para concorrer à Presidência, à Câmara dos Deputados, ao Senado e aos governos estaduais já estão definidos. O último dia para partidos e coligações solicitarem o registro de candidatos e candidatas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi no dia 15 de agosto.
Com isso, os candidatos e candidatas já podem começar a veicular suas propagandas eleitorais em TVs, rádios, panfletos, na rua e na internet. Dessa maneira, diversos candidatos já começaram a lançar suas campanhas.
E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria aparecido bêbado no lançamento de sua campanha, no dia 16 de agosto de 2022. Ainda segundo a história, Lula teria tentando beber mais um pouco da cachaça que estaria em sua garrafa, mas foi impedido por Bruna Marilena, que retirou a garrafa de suas mãos. No vídeo, é possível ver o ex-presidente dizendo que todo mundo fala em eleição, mas ele não pode falar em eleição. Confira:
“LULA ontem, no lançamento de sua campanha, bêbado e falando besteiras. A cada besteira um gole de cachaça. Vejam a cara do puxa saco atrás dele. Quando o ladrão vai na garrafa a Bruna Marilena toma a garrafa da mão dele….. e quer governar o país.., o pior é que tem quem vote e apoie !”.
Vídeo mostra Lula bêbado durante lançamento de sua campanha ontem?
A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook, no Tik Tok e no WhatsApp, se tornando conteúdo para os haters do ex-presidente. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo e do contexto de toda a situação.
Ao se deparar com a história, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque a mensagem apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter extremamente alarmista, os erros ortográficos, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis (afinal de contas, se fosse real, seria uma notícia e tanto).
Além disso, histórias falsas sobre o ex-presidente Lula, especialmente, envolvendo bebidas alcoólicas não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um vídeo mostraria Lula bêbado durante seu casamento com Janja. Também a que indicava que uma foto mostraria Lula bêbado e caído durante o encontro em Davos, em 2003, e, por fim, a que apontava que Lula teria tido uma crise de abstinência de álcool na sede da Polícia Federal e quase morreu.
Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o assunto na internet. Foi aí que encontramos uma matéria da Jovem Pan que compareceu ao evento em questão. De acordo com a reportagem, o evento foi realizado no dia 15 de agosto de 2022, na Universidade de São Paulo (USP), e não tem nada a ver com o lançamento da campanha de Lula. Na realidade, a solenidade foi uma manifestação pela democracia e reuniu diversos políticos e personalidades.
Dessa forma, a fala do ex-presidente Lula faz todo o sentido. Afinal de contas, a propaganda eleitoral só foi liberada a partir do dia 16 de agosto de 2022. Sendo assim, Lula não poderia falar sobre sua campanha naquele momento.
Ao buscar pelo vídeo completo, vimos que a fala foi cortada e que estava dentro de um contexto com lógica. Na oportunidade, o ex-presidente afirmou que as eleições estavam se aproximando e que todos os veículos de comunicação estavam falando sobre eleições. O ex-presidente também criticou algumas novas leis eleitorais e afirmou que a lei foi feita para garantir a manutenção de quem já tem mandato, prejudicando quem gostaria de entrar para a política.
Se isso não bastasse, é possível observar que a professora e pesquisadora da USP, Marilena Chauí, tira a garrafa das mãos de Lula para poder abri-la. Imediatamente, ela devolve a garrafa aberta, para Lula poder beber água (é possível notar que Lula só pega a garrafa após sua voz começar a falhar).
Em resumo: a história que diz que Lula teria aparecido bêbado no lançamento de sua campanha eleitoral é falsa! O vídeo usado como prova foi retirado de um evento realizado na USP, no dia 15 de agosto de 2022 (data limite para partidos e coligações confirmarem os nomes de seus candidatos e candidatas). A propaganda eleitoral só foi liberada a partir do dia 16 de agosto de 2022. Além disso, o momento da suposta garrafa com cachaça não faz o menor sentido. É possível ver a professora e pesquisadora da USP, Marilena Chauí, retirando a garrafa das mãos de Lula para poder abri-la. Logo após a abertura, Chauí devolve a garrafa para Lula (que só pegou a garrafa, após sua voz falhar). Ou seja, a história não passa de balela!
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3uwu4ra |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |