Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que mostraria Celso Amorim e Nicolás Maduro se abraçando é fruto de criação com IA

Vídeo que mostraria Celso Amorim e Nicolás Maduro se abraçando é fruto de criação com IA

Vídeo mostra Nicolás Maduro e Celso Amorim se abraçando na Venezuela, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Vídeo mostra Celso Amorim e Nicolás Maduro dando um forte abraço após resultado das eleições na Venezuela.

Análise

A questão da Venezuela tem gerado uma onda de informações falsas na internet. É neste contexto que um vídeo que mostraria como o governo de Lula estaria ao lado de Nicolás Maduro está circulando na internet.

O  vídeo supostamente mostra Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, e Celso Amorim, ex-chanceler brasileiro e atual assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se abraçando. “Sem palavras. Maduro arrastou Lula e o PT para o centro das atenções. Comentários abertos”, diz uma das mensagens. Veja o vídeo:

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

Checagem

Muita gente influente na direita brasileira compartilhou o vídeo em questão. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) O vídeo de Celso Amorim abraçando Maduro é real? 2) Qual é o contexto do vídeo original de Celso Amorim e Nicolás Maduro? 3) O Brasil está apoiando o presidente da Venezuela no momento?

O vídeo de Celso Amorim abraçando Maduro é real?

Não, o vídeo é falso. Trata-se de uma montagem feita com ferramentas de inteligência artificial sobre um vídeo real de 2023, no qual Nicolás Maduro visitou o Brasil. A edição altera o conteúdo original para criar uma falsa narrativa. O próprio governo brasileiro veio a público para desmentir a narrativa. Leia nota:

O Governo Federal destaca que é falso um vídeo divulgado recentemente nas redes sociais, no qual o Assessor Especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, aparece abraçando o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O vídeo é uma montagem criada com o uso de tecnologia de Inteligência Artificial. Amorim apontou o vídeo como “totalmente manipulado e falso”, afirmando que nunca houve tal abraço e que a gravação é uma clara tentativa de desinformação. […]

Amorim, que esteve recentemente na Venezuela para acompanhar as eleições presidenciais, explicou que cumprimentou Maduro como se cumprimenta seguindo o tratamento protocolar previsto para um chefe de Estado e que esta foi a única agenda envolvendo o presidente venezuelano.

Qual é o contexto do vídeo original de Celso Amorim e Nicolás Maduro?

O vídeo original é de uma visita oficial de Nicolás Maduro ao Brasil em março de 2023, onde se encontrou com Celso Amorim, que viajou à Venezuela para discutir questões diplomáticas e restabelecer o diálogo entre os dois países. A visita tinha como objetivo fortalecer as relações bilaterais e discutir temas de interesse comum, como a integração regional e a cooperação econômica​. Como falado pelo próprio governo, o cumprimento (que pode ser visto neste link) foi protocolar.

O Brasil está apoiando o presidente da Venezuela no momento?

Como apontou o próprio governo brasileiro, o Brasil ainda não reconheceu a vitória de Nicolás Maduro oficialmente. Junto com a Colômbia e México, o país pede a publicação de dados da votação que teria elegido Nicolás Maduro. Ou seja: não é nem a posição de reconhecer Maduro como vencedor (como da Rússia e China) nem de apontar que se opositor Edmundo González que ganhou as eleições (como de EUA e Argentina.

Conclusão

Fake news ❌

A circulação do vídeo editado com inteligência artificial de Nicolás Maduro e Celso Amorim se abraçando é um exemplo de desinformação perigosa. Na filmagem original, eles não se abraçaram e o apoio do Brasil a Maduro não é tão “irrestrito” assim.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Marcações: