Boato – Cristãos saíram às ruas de Paris para orar em protesto contra a abertura das Olimpíadas.
Análise
A abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 gerou uma polêmica em especial na internet. A parte que mostrava um desfiles com diversas pessoas LGBTQ+ foi interpretada como uma interpretação do quadro da Santa Ceia, de Leonardo da Vinci. Neste sentido, um vídeo começou a viralizar na internet.
As mensagens que apontam a imagem de uma vigília alega que cristãos de Paris saíram às ruas para protestar contra a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024. Leia uma das versões da história que circula online e veja o vídeo:
Os cristãos em Paris saíram à rua em protesto contra a cerimónia de abertura da 33ª Olimpíada. Absolutamente poderoso.
Os cristãos em Paris saíram à rua em protesto contra a cerimónia de abertura da 33ª Olimpíada.
Absolutamente poderoso. pic.twitter.com/9IGQFhH1p7
— CCsilva (@CCoelhoSilva) July 29, 2024
Checagem
Em diversas redes sociais (como X, TikTok e Instagram), a história viralizou com força. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) Franceses saíram às ruas de Paris para orar em protesto contra a abertura das Olimpíadas? 2) Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet? 3) A abertura das Olimpíadas teve a interpretação da Santa Ceia?
Franceses saíram às ruas de Paris para orar em protesto contra a abertura das Olimpíadas?
A história circulou em outros idiomas e também foi desmentida em outras línguas. O site Techarp apontou que, na realidade, o vídeo é do dia 15 de agosto de 2022 e não tem relação com as Olimpíadas.
Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet?
O vídeo é de uma marcha realizada em 2022 no Santuário Notre-Dame da cidade de Lourdes, na França. O próprio Santuário fez uma publicação com a seguinte descrição na época: “Linda e feliz Festa da Assunção a todos. Em união de oração com todos os católicos do mundo. Que a Virgem Maria brilhe em seus corações”. Veja:
A abertura das Olimpíadas teve a interpretação da Santa Ceia?
Não. O Boatos.org acabou de desmentir que se tratava da interpretação da Última Ceia, quadro de Leonardo da Vinci, na abertura das Olimpíadas. O próprio responsável pela apresentação apontou que foi a obra Festa dos Deuses, do artista holandês Jan Harmensz van Bijlert.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que cristãos em Paris tenham saído às ruas para protestar contra a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024. O vídeo que está viralizando na internet é de outra situação e não tem relação com os Jogos Olímpicos.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).