Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Feriado bancário entre 15 e 21 de novembro não valerá para todo Brasil e não anuncia “confisco”

Feriado bancário entre 15 e 21 de novembro não valerá para todo Brasil e não anuncia “confisco”

Febraban decretou feriado bancário em todo Brasil entre 15 e 21 de novembro de 2024 por causa do G20, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Febraban decretou feriado bancário em todo Brasil entre 15 e 21 de novembro de 2024 por causa da reunião do G20 no Rio de Janeiro.

Análise

A realização do G20 no Rio de janeiro e uma decisão por parte da prefeitura da cidade está fazendo com que uma mensagem confusa se espalhe na internet.

Em forma de alerta, a mensagem afirma que a Febraban, em virtude da cúpula do G20, teria decretado um feriado bancário de sete dias no Brasil. O texto sugere que as agências ficarão fechadas entre os dias 15 e 21 de novembro de 2024 e orienta correntistas a verificarem seus saldos e anteciparem pagamentos de tributos, insinuando possíveis riscos de “ajustes” nas contas bancárias.

Em algumas versões, a mensagem chega a falar que poderia haver um confisco nas contas dos bancos dos brasileiros. Leia a mensagem que está viralizando na internet:

*A FEBRABAN acatou os feriados do G20, os bancos fecharão dia 14 e só reabrirá as portas dia 21.11.2024*. *Quem tem tributos, estadual/ federal para pagar, tem que antecipar o pagto para dia 14.* Teremos um longo feriado bancário (7 dias) ao mesmo tempo em que acontecerá a cúpula do G20 aqui no Brasil. Coincidência? Casualidade?

Eu fico com uma enorme pulga atrás da orelha. Recomendo a todos que tem contas bancárias ou poupanças, sejam contas físicas ou contas virtuais, que tirem um extrato no dia 14 pouco antes do encerramento do expediente bancário, imprima e guarde. Verifique seu saldo novamente no dia 21.

Por que? Podem ocorrer “ajustes” durante esse período e, em caso de algum sinistro, é regra geral dos bancos e seus gerentes, tirarem o corpo fora e jogarem nos ombros do correntista ou poupador o ônus da prova. Caso sua conta apareça zerada ou faltando dinheiro, VOCÊ É QUE TERÁ QUE PROVAR QUE TINHA DINHEIRO EM CONTA. Portanto, como diziam nossas avós, cautela, precaução e canja de galinha não

Checagem

Tanto pela questão da “utilidade pública” como da “teoria da conspiração”, a história se espalhou na internet. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) A Febraban decretou feriado bancário entre 15 e 21 de novembro de 2024? 2) Onde a Febraban decretou esse feriado bancário prolongado? 3) A orientação sobre pagamento de contas e confisco de dinheiro faz sentido?

A FEBRABAN decretou feriado bancário entre 15 e 21 de novembro de 2024?

Já temos o primeiro erro na mensagem em questão. A Febraban não decretou feriado algum. Os feriados bancários seguem a legislação nacional e estadual, e não são determinados pela Febraban. Ao colocar o nome da entidade (que é nacional) na mensagem, tem-se a impressão de que os bancos vão ficar fechados no Brasil por sete dias.

Onde a Febraban decretou esse feriado bancário prolongado?

Já falamos que a Febraban não anunciou nem emitiu qualquer comunicado sobre um suposto feriado bancário de sete dias. Dito isso, há, sim, um local no qual haverá um “super feriado”. Trata-se da cidade do Rio de Janeiro. O dia 15 de novembro é feriado nacional por conta da Proclamação da República. Os dias 18 e 19 serão feriados municipais por conta da cúpula do G20 (o feriado será decretado por conta de questões de logística e segurança com o evento). O dia 20 será o feriado de Dia da Consciência Negra. Nos outros locais do Brasil, os bancos só não ficarão abertos nos dia 15 e 20.

A orientação sobre pagamento de contas e confisco de dinheiro faz sentido?

Sobre os pagamentos: o fato de os bancos estarem fechados não impede que as pessoas paguem suas contas de forma eletrônica. Para quem não tem opções, aceita-se o pagamento de contas no primeiro dia útil após o vencimento sem qualquer problema. Isso é lei.

A outra parte da história é pura fake news. Muitos que espalharam desinformações sobre Gesara, Nesara e confisco falaram em bancos fechados. Isso simplesmente não faz o menor sentido.

Conclusão

A mensagem é uma mistura de exagero com mentira. Apesar o Rio de Janeiro terá “uma semana sem bancos”. Além disso, o feriado bancário não é um prenúncio de confisco ou mesmo um alerta para pagarmos as contas antecipadamente.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).