Boato – Alerta dado em fórum sobre bebês afirmaria que fazer as crianças assistirem Galinha Pintadinha traria doenças respiratórias e personagem seria Zé Pelintra.
Muitas atrações infantis são vítimas de teorias da conspiração. Isso já aconteceu com Os Simpsons, Xuxa e Toy Story. A vítima da vez é a Galinha Pintadinha, desenho que faz muito sucesso entre as crianças. A acusação seria de que a atração seria satânica.
A história de que a Galinha Pintadinha é do diabo começou no final do mês de setembro de 2013, quando um post (que pode ser lido aqui) foi publicado no site Babycenter. O texto alertava mães sobre os males de assistir o desenho.
Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos
A história da suposta mãe (que não conseguimos identificar) era de que o filho e o sobrinho de menos de um ano ficavam hipnotizados ao ver a atração. Os dois começaram a ter diversas doenças respiratórias e, de acordo com a mãe, só aquietavam ao som da Galinha Pintadinha.
De acordo com a mãe, a doença dos bebês estava relacionada com a música “Fli, Flai, Flu”. Flu em diversos idiomas significa gripe e a tradução da música seria “voa mosca da gripe pelo ar e entre pelas narinas o tumulo esta a vista”. Ela disse que depois que parou de passar a atração aos bebês, eles curaram e a paz voltou a reinar na casa.
O texto também faz uma comparação entre o personagem Mestre André e Zé Pelintra (o espírito patrono dos bares no umbanda). Ele também fala de uma outra música em que ao final se fala “ai que inferno”.
Não é preciso ser um gênio para perceber que o texto foi criado por alguém que gostaria de “trolar” usuários da web. Por incrível que pareça, muitas pessoas levaram a sério a postagem e, no início de outubro, o texto foi extremamente compartilhado em redes sociais e sites. Por isso, vamos esclarecer por aqui.
Primeiramente, os elementos do texto são característicos de todo hoax que se preze: exagerados, com alguns erros de ortografia e sem fontes. Não há identificação de quem são as pessoas que participam da história. Além disso, os elementos descritos não procedem.
Flu realmente significa gripe em alguns idiomas. Porém, é muito difícil que a letra da música “Fli, Flai, Flu” (que tem apenas onomatopeias) signifique “Voa mosca da gripe pelo ar e entre pelas narinas o tumulo esta a vista”. Além disso, se a palavra Flu realmente atraísse doenças respiratórias (com supõe o texto), os torcedores do Fluminense seriam as maiores vítimas da doença no Brasil.
Em relação ao personagem Mestre André, realmente há uma semelhança em vestes com o Zé Pelintra. Mas ele também se parece com um sambista. Será que o samba também é algo do diabo? Por fim, há um ruído na música dos elefantes no minuto 1:40. Mas é preciso fazer muita força para identificar como “ai que inferno”.
Não querendo discutir fé (afinal esse é um blog apenas sobre boatos), mas é muito difícil compreender uma relação entre a Galinha Pintadinha e o diabo. Muito mais difícil é acreditar que o desenho tenha trazido doenças para a casa de uma cristã. Com isso, não há nada mais a dizer de que a história da Galinha Pintadinha nada mais é do que mais uma teoria da conspiração da internet.
Não é possível comentar.