Boato – Evento organizado pela primeira-dama Janja transformou a Catedral de Brasília (DF) em terreiro de umbanda
Análise
Nos últimos dias, um evento realizado em Brasília (DF) tem dado o que falar, especialmente, nas redes sociais. Isso porque, segundo histórias, a primeira-dama Janja estaria por trás da organização e teria profanado a Igreja Católica.
De acordo com uma publicação, Janja teria organizado um evento de umbanda inusitado dentro de uma igreja católica. Segundo a história, a primeira-dama Janja teria transformado a Catedral de Brasília (DF) em um terreiro de umbanda, desrespeitando a igreja e seus fiéis. Confira:
Versão 1: “Janja na Catedral de Brasília transformou o Altar da mesma em Centro de Umbanda! Esse “ casal” quer o que? Terrorismo? Tráfico? Corrupção? Agora Religiões? Nada contra qualquer religião .. mas a linhagem não são as mesmas ! E Os bispos permitiram?”. Versão 2: “O altar da catedral de Brasília virou terreiro de Umbanda em evento promovido pela “1ª “ dama Janja. Uma grave profanação de um templo católico. Envie para seus amigos católicos que fizeram o L ou foram isentões. A situação geral do país piora a cada dia !!!!”.
Versão 3: “Pomba gira descendo na catedral de Brasília. Deve ter sido chamada pela Janja. Como conseguem fazer esses absurdos sem nenhuma repreensão????”. Versão 4: “O altar da catedral de Brasília virou terreiro de Umbanda em evento promovido por Janja. Uma grave profanação de um templo católico. Meu Deus, essas pessoas estão extrapolando. #ForaLulaeSuaQuadrilha”.
A história não demorou muito para se espalhar nas redes sociais, em especial, no X (antigo Twitter) e deixou muitos católicos revoltados. Entretanto, a história apresenta diversos detalhes que nos deixam com um pé atrás, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis. Todas essas são características de fake news na internet.
A partir disso, procuramos mais informações e vamos te contar agora se essa história é realmente verdadeira ou não: 1) Foi realizada uma cerimônia de umbanda ou candomblé na Catedral de Brasília? 2) A Janja organizou o evento descrito como de umbanda ou candomblé na Catedral de Brasília? 3) Houve desrespeito e pronação a cristãos no vídeo?
Janja na Catedral de Brasília transformou o Altar da mesma em Centro de Umbanda!
Esse “ casal” quer o que?
Terrorismo? Tráfico? Corrupção? Agora Religiões?
Nada contra qualquer religião .. mas a linhagem não são as mesmas ! E Os bispos permitiram? pic.twitter.com/62SUKivYDo— Thelma Dias🇧🇷Me sigam Patriotas ..Deus abençoe! (@ThelmaDias10) November 17, 2023
Checagem
Foi realizada uma cerimônia de umbanda ou candomblé na Catedral de Brasília?
Não. O evento em questão não tinha nada a ver com a manifestação de outras religiões. Na realidade, o evento se tratava de uma apresentação da Orquestra Mundana Refugi, um grupo musical composto por brasileiros, imigrantes e refugiados. O objetivo do evento era conscientizar a comunidade de Brasília sobre a questão dos migrantes e refugiados. A dança que ocorreu no final da apresentação e aparece nos vídeos mostra uma manifestação espontânea de duas pessoas que estavam na plateia.
De acordo com uma nota escrita pelo maestro e diretor da Orquestra Mundana Refugi, dois espectadores africanos subiram ao palco para dançar, em forma de agradecimento, à Orquestra. Segundo eles, ao escutarem uma música de seu país, eles se emocionaram e a dança foi uma manifestação cultural de alegria e agradecimento aos músicos. Ainda segundo o maestro e diretor da Orquestra, ao perceber a situação, uma cantora africana da Orquestra se dirigiu até às duas pessoas e fez um sinal, pedindo para que eles voltassem ao lugar, o que foi atendido prontamente pelas pessoas.
A Janja organizou o evento descrito como de umbanda ou candomblé na Catedral de Brasília?
Não. A apresentação da Orquestra Mundana Refugi fazia parte do III Congresso Internacional de Direito do Seguro, organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS). Na oportunidade, a apresentação da Orquestra Mundana Refugi foi dedicada à causa palestina, uma vez que dois integrantes do grupo vieram da Palestina. A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, não teve nada a ver com a organização ou execução do evento.
Houve desrespeito e profanação a cristãos no vídeo?
Segundo a própria Catedral de Brasília (DF), não existem elementos morais e canônicos que caracterizem profanação. De acordo com a nota emitida pela Arquidiocese de Brasília, a manifestação espontânea pegou todos os presentes de surpresa, mas ressaltou que a Catedral de Brasília (DF) conduziu de forma objetiva tudo aquilo que havia sido combinado previamente com a organização do evento. Porém, essa é uma questão de ponto de vista. A Arquidiocese de Brasília não acredita que houve profanação e desrespeito aos católicos, mas você pode achar e está tudo bem. O que não pode ocorrer são ataques e fake news contra os envolvidos na situação.
Conclusão
Fake news ❌
A primeira-dama Janja não organizou evento de umbanda na Catedral de Brasília (DF). O evento se tratava de uma apresentação da Orquestra Mundana Refugi dedicada à causa palestina, que foi realizada na Catedral de Brasília (DF). O evento fazia parte do III Congresso Internacional de Direito do Seguro, organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS). Durante a apresentação, duas pessoas ficaram emocionadas ao escutar uma música de seu país e subiram ao palco para dançar, como uma expressão cultural de alegria e agradecimento. Quando a situação ocorreu, uma das cantoras da Orquestra se dirigiu a eles e fez um sinal para voltarem aos seus lugares. O pedido foi atendido prontamente e não causou nenhum tipo de confusão. A Arquidiocese de Brasília emitiu uma nota explicando a situação e informou que não houve elementos morais e muito menos canônicos que caracterizam profanação.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)