Boato – O padre Fábio de Melo gravou um áudio pedindo votos para o candidato Jair Bolsonaro (PSL) e falando da grave situação do Brasil.
Sabe aquela história do “remendo que ficou pior do que o soneto”. No “mundo das fake news” isso tem acontecido com relativa frequência. O último desses exemplos dá conta de que o padre Fábio de Melo teria gravado um áudio para alertar os seus fiéis sobre a “situação do Brasil” e pedir votos para o candidato Jair Bolsonaro.
No áudio, que tem mais de 17 minutos, Fábio de Melo teria falado que o Brasil vive um momento preocupante, com uma profunda crise moral. Ele ainda afirma que não consegue entender como líderes evangélicos apoiam o marxismo e o socialismo, uma vez que seria descendente de russos e poloneses e saberia do que o comunismo é capaz.
Ainda segundo ele, o comunismo eliminou todas as religiões nos lugares onde foi implantado. O padre ainda teria dito que o Brasil está se tornando a nova Venezuela e o único candidato capaz de impedir esse processo é Jair Bolsonaro. Leia a mensagem que circula online e escute o áudio.
Ouçam o que Padre Fábio de Melo falou sobre a atual situação do país, e sobre Bolsonaro! Não deixem de repassar para os seus contatos! Muito importante. Independe de religião precisamos nos unir para o bem do BRASIL!!!!
Padre Fábio de Melo gravou áudio sobre Bolsonaro e situação do Brasil?
Quando descobrirmos que o áudio atribuído ao padre Fábio de Melo viralizou na internet ficamos assustados com a (falta de) inteligência de muitos. É claro que a história é falsa. Vamos aos fatos!
A mensagem por si só já apresenta diversas características de boatos online: é vaga (não diz quando, onde e muito menos em quais circunstâncias o padre teria dito isso), alarmista, possui erros de português, não cita fontes confiáveis e tem pedido de compartilhamento. Só por isso já não merecia o compartilhamento.
Para além disso, para descobrir que a pessoa não é o padre Fábio de Melo só seria preciso escutar o arquivo. Não precisa ser um perito forense para descobrir que a voz não é dele. A voz dele é completamente diferente da do áudio. Se você duvida, olha esse vídeo aqui e comparar o timbre.
Mesmo com todos esses indícios, fomos, ainda, buscar por qualquer registro do padre Fábio de Melo sobre o assunto. Como era de se imaginar (até pelo teor do conteúdo) nada encontramos. Mas nem precisávamos fazer todo esse caminho. Isso porque a história não só é falsa como também o áudio foi usado em outra fake news.
O mesmo áudio de 17 minutos foi atribuído, há menos de um mês, ao padre Marcelo Rossi. De fato, a voz no áudio se parece com a de Marcelo Rossi, que teve que vir a público para desmentir a informação. Na época, o Boatos.org não soube dizer de quem era a voz. Dias depois Rina, da Igreja Bola de Neve e tem a voz parecida com a de Marcelo Rossi, assumiu a autoria do áudio.
Resumindo: a história que aponta que o padre Fábio de Melo teria gravado um áudio de apoio ao candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro é falsa. Aliás, não só é falsa como também é uma reciclagem de outra fake news. Como falamos antes, um remendo que saiu pior do que o soneto.
PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.