Boato – A Igreja Católica se revoltou contra o PT e padres e bispos gravaram vídeos contra o PT e Lula.
Análise
Às vésperas das eleições municipais de 2024, um vídeo tem circulado por alguns grupos mais ligados à religião. No vídeo, diversos padres e bispos pedem votos para algumas bandeiras específicas (mais conservadoras) e atacam a esquerda.
“Urgente – Bispo e Padres acabam de vir a público para lutar contra todos os partidos de esquerda *coligados ao PT!”, diz uma das mensagens que acompanha o vídeo que viralizou na internet.
Checagem
O conteúdo está (como mostra a mensagem) se espalhando como recente e como se fosse a representação do pensamento da igreja. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões. São elas: 1) Bispos e padres acabaram de se posicionar contra o PT nas eleições? 2) Qual é o contexto do vídeo que mostra bispos e padres? 3) O vídeo em questão representa o posicionamento dos cristãos sobre as eleições?
Bispos e padres acabaram de se posicionar contra o PT nas eleições?
Não. Ao contrário do que sugerem as mensagens, o vídeo não é relativo às eleições de 2024. No próprio vídeo, as pessoas citam o “dia 2 de outubro”. Isso denota que ele foi gravado, na realidade, para as eleições de 2022.
Qual é o contexto do vídeo que mostra bispos e padres?
O que desconfiávamos foi concretizado ao realizar uma busca mais aprofundada sobre o assunto. O vídeo em questão é de uma série de manifestações de padres e bispos a favor de Bolsonaro nas eleições de 2022. Isso invalida a tese de que “eles acabaram” de se posicionar contra o PT. O fato de não representarem a Igreja Católica como um todo ou os cristãos como um todo invalida a outra parte da tese.
O vídeo em questão representa o posicionamento dos cristãos sobre as eleições?
Não necessariamente. Na realidade, são apenas o posicionamento de algumas figuras públicas da religião. Tanto que, no mesmo período, outros membros da Igreja Católica se posicionaram a favor de Lula (esta matéria fala do posicionamento de alguns religiosos). Assim como parece ocorrer agora, o que houve foi uma “guerra de recomendações religiosas”.
Conclusão
O vídeo não é recente e a posição das pessoas que o gravaram não refletem a da Igreja Católica. Com isso, podemos que é falso que a igreja se revoltou contra o PT ou partidos coligados a ele.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).