Boato – Durante missa em Roma, papa Francisco saiu em defesa de Lula dizendo que o “maior crime dele foi ter lutado contra a fome no mundo”.
Um dia depois de ter o habeas corpus negado pelo STF, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se vê em situação delicada. Além de ter a sua candidatura à Presidência da República (muito) dificultada, ele pode ser preso nos próximos dias.
Enquanto muitos “comemoram” a possível prisão de Lula, outras pessoas se levantam para o defender. No meio disso, uma imagem dá conta de que até o papa Francisco se manifestou. A montagem, que viralizou no WhatsApp e Facebook, aponta que o pontífice disse que Lula foi preso porque lutou contra a fome. Leia conteúdo da imagem:
“O maior crime de Lula foi ter lutado contra a fome no mundo. Os poderosos costumam ser implacáveis contra esse delito”. Papa Francisco. 31/03/2018. Missa sacristia Santa Pascoal em Roma
Papa Francisco disse que maior crime de Lula foi lutar contra a fome?
A imagem circulou muito na internet (principalmente entre pessoas simpáticas ao ex-presidente) e gerou comentários como “#PapaFrancisco sabe o que diz…” e “Uau, tiro meu chapéu para esse papa. Grande Francisco, que Deus o ilumine sempre”. Mas será mesmo que o papa saiu em defesa de Lula? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.
Algumas informações simples nos ajudam a desvendar a história. A primeira está no fato de que não há uma fonte confiável que fale sobre a declaração do papa Francisco. Com a mídia falando “o tempo todo” sobre a situação de Lula, a declaração viria à tona se fosse real.
O segundo ponto está na “missa” e na “data da declaração”. Primeiro, Francisco não falou em nenhuma “Missa sacristia Santa Pascoal em Roma”. No dia 31 de março (sábado de aleluia) ele celebrou a “Missa da Vigília Pascal, no Vaticano”.
O site do Vaticano tem a homilia de Francisco naquele dia. No “sermão”, ele falou sobre a data (sábado de Aleluia), o enfrentamento de situações dolorosas, o silêncio nessas situações e a Páscoa (que seria a redenção). Não há nada sobre Lula, fome e etc.
Ao buscar pela frase, descobrimos que algo muito parecido foi dito por outra pessoa. Em janeiro, Enrique Yeves (diretor de comunicação da FAO) escreveu no El País um artigo que relacionava a condenação de Lula à luta contra a fome. Porém, sequer a frase foi dita ipsis litteris.
Resumindo: a história que aponta que o papa Francisco disse que Lula está sendo preso por “lutar contra fome” é falsa. É apenas mais um boato sobre o pontífice e sobre o ex-presidente que circula na internet.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.