Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Fake news de discurso de papa Francisco sobre família voltou a circular em 2024

Fake news de discurso de papa Francisco sobre família voltou a circular em 2024

Fake news de discurso de papa Francisco sobre família voltou a circular em 2024

Confira a retrospectiva de 2024 das fake news

Boato – O papa Francisco disse que família é lugar de perdão em discurso de 2024 durante o Natal.

Análise

Circula novamente em 2024 um texto atribuído ao Papa Francisco, no qual ele teria dito que “família é lugar de perdão” e que não existe família perfeita.

O texto ainda afirma que o Papa mencionou o perdão como algo vital para a saúde emocional e sobrevivência espiritual. O texto circulante afirma que o Papa Francisco teria lido em um retiro as seguintes palavras:

_”Família, lugar de perdão… Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos, não somos perfeitos, não casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Temos reclamações uns dos outros. Continuamos nos decepcionando. Portanto, não existe casamento saudável ou família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão, a família torna-se uma arena de conflito e uma fortaleza do mal. O perdão é sepse da alma, purificação da mente e libertação do coração.”_

Checagem

O texto voltou a circular em 2024, mas foi desmentido pelo Boatos.org em anos anteriores. Essa análise foi baseada em diversas evidências que mostram que o Papa Francisco nunca fez essa declaração conforme apresentada. A seguir, destacamos alguns pontos de checagem: 1) O Papa Francisco fez esse discurso sobre a família e o perdão? 2) Esse discurso é uma mensagem genuína do Papa Francisco? 3) Por que essa mensagem continua a circular?

1) O Papa Francisco fez esse discurso sobre a família e o perdão?

Não. Apesar do conteúdo inspirado e da mensagem religiosa envolvente, a autoria do texto não pertence ao Papa Francisco. Isso foi confirmado em análises anteriores realizadas pelo Boatos.org, como no desmentido publicado em 2020 (clique aqui para ler).

2) Esse discurso é uma mensagem genuína do Papa Francisco?

Não. O Papa Francisco tem falado extensivamente sobre o perdão e sobre a saúde emocional das famílias, mas a mensagem apresentada neste texto não é verdadeira.

Acredita-se que o texto seja uma interpretação livre e fora de contexto de duas declarações genuínas do Papa Francisco feitas em 2015. Uma delas foi durante o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, quando ele discutiu a importância do perdão nas famílias. A outra foi durante sua visita a Cuba, em setembro do mesmo ano, quando mencionou que “não existem famílias perfeitas”.

3) Por que essa mensagem continua a circular?

Textos atribuídos a figuras públicas, especialmente líderes religiosos, frequentemente ganham repercussão devido à sua linguagem universal e ao apelo emocional. Muitas vezes, as pessoas compartilham o conteúdo sem checar sua veracidade, amplificando assim a propagação da mensagem falsa.

Conclusão

Fake news ❌

O texto atribuído ao Papa Francisco é mais um exemplo de boato viral com uma mensagem edificante, mas sem veracidade quanto à autoria. É importante que os internautas verifiquem as fontes antes de compartilhar informações nas redes sociais.

Este texto foi gerado automaticamente com base em análises anteriores publicadas no Boatos.org.