Boato – Pastora Zélia, que apareceu na internet quebrando imagens de santos em São Paulo, sofreu uma parada cardíaca.
Na segunda semana de janeiro, um vídeo chamou atenção na internet e reavivou discussões entre católicos e evangélicos. Uma pastora da cidade de Botucatu (SP) fez uma filmagem quebrando a imagem de diversos santos.
O vídeo rodou a internet e chegou a ser notícia na mídia. Depois do ocorrido, uma outra notícia também chamou atenção na internet: a pastora Zélia teria sofrido uma parada cardíaca. Leia o texto, publicado em blogs e sites de notícias:
Pastora que quebrou imagem de santa em SP sofre parada cardíaca – Zélia pediu desculpas aos católicos pelo episódio
…
Ela sofreu uma parada cardíaca na noite de quinta-feira(12), em sua casa. Zélia foi levada as pressas para hospital municipal de Botucatu e está fora de perigo. A equipe de reportagem do Portal Atualizado conversou com a pastora por telefone.
Segundo Zélia, ela conversou com anjos antes de ”voltar a terra’. ”Eu conversei com anjos, me arrependo do que fiz, tenho que respeitar e espalhar amor, essa é minha missão na terra.” publicamente, também pediu desculpas aos católicos pelo episódio.
Pastora que quebrou imagem de santa sofreu parada cardíaca?
Seguindo o exemplo da própria pastora, muita gente aproveitou a internet e a notícia para difundir mensagens de ódio religioso. Mas será mesmo que Zélia sofreu uma parada cardíaca (seja o que for que isso signifique) após ter quebrado imagens de santos. A resposta é não. Vamos aos fatos.
Na verdade, não há muito o que falar. Ao contrário da notícia das imagens sendo quebradas, a notícia da parada cardíaca só foi publicada em sites de notícias nada confiáveis. O Portal Atualizado, que “deu o furo”, é um site que já teve notícias desmentidas aqui no Boatos.org.
Além disso, Zélia deu entrevistas no mesmo dia em que teria “sofrido a parada cardíaca”. Olha o que diz esse trecho do G1:
“Peço desculpa pelo vídeo porque eu sou seguidora da palavra. Em nenhum momento eu pensei em ofender o Brasil, mas você sabe como é a internet. Vocês sabem como é o povo”, disse,em entrevista à Rádio Municipalista de Botucatu e à Agência 14 News.
Resumindo: a história que circula apontando que a pastora teve uma parada cardíaca é falsa. Porém, ela demonstrou arrependimento de ter quebrado as imagens de santos como Nossa Senhora Aparecida.
Ps.: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores no WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema aos Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.