Boato – Nuvem com rosto de Jesus, que apareceu no município de Dianópolis (TO), foi fotografada por caminhoneiro.
Fotos com a imagem de santos ou entidades religiosas em lugares inusitados não são novidade na internet. Em alguns casos, as histórias viram até pauta de matéria para televisão.
Em Dianópolis (TO), a situação não foi diferente. Nos últimos dias, começou a circular pela internet uma imagem que mostra o rosto de Jesus nas nuvens do município de Dianópolis (TO). De acordo com a publicação, um caminhoneiro fotografou a estátua da santa, que se encontra na entrada da cidade, e, após olhar a imagem, constatou a imagem de Jesus nas nuvens. Confira:
Rapaz, presta atenção nessa imagem, essa fotografia aí. Um colega caminhoneiro meu tirou essa foto ontem de tardezinha, chegando em Dianópolis, uma cidade aqui do sudeste do Tocantins. A entrada da cidade tinha a imagem de uma santa, uma escultura bem na entrada. Ele achou bonito o trevo e aí foi tirar uma foto com o celular, umas 17h, 17h30min, disse ele. O sol tava até por trás das nuvens. […]. Aí quando ele carregou a imagem e foi ver a foto, ele viu essa imagem aí. Rapaz, eu me arrepiei todinho. Será que Jesus está voltando, gente?
- Rosto de Jesus aparece nas nuvens em Dianópolis, Tocantins, diz boato
Rosto de Jesus apareceu nas nuvens em Dianópolis (TO)?
Bom, quando vimos pela primeira vez, a imagem pareceu estranha. E é claro que não iríamos dormir sem uma resposta. A parte boa é que não fomos dormir tarde, porque a verdade apareceu rapidinho. A parte ruim (bom, essa é ruim somente para quem acreditou na imagem) é que a história é mentira. Quer saber mais? Continua lendo.
Assim como eu abordei no início do texto, esse tipo de imagem não é novidade. O que pouca gente sabe é como podemos chamar esse tipo de fenômeno ou se, de fato, eles são reais. Vamos por parte.
Quando esse tipo de imagem ou história começa a circular pela internet, podemos separá-las em dois grupos: as pareidolias e as montagens. Opa, mas pera aí. O que é pareidolia?
Bem, a pareidolia é um fenômeno da nossa cabeça. Mas como assim? Resumidamente, é quando somos expostos a estímulos vagos e aleatórios – principalmente a sons e imagens – e ‘vemos’ ou ‘ouvimos’ coisas reais neles, por exemplo, rostos de pessoas, animais, palavras que façam sentido, etc.
Ou seja, é um truque do nosso cérebro para dar sentido àquilo que ainda não tem sentido pra gente – a novidade, o novo. Vale lembrar que ele é um fenômeno pessoal, então, quando ocorrem situações como aparições de santos, a pessoa que visualizou, geralmente, tem uma crença muito forte na religião.
E agora vem a explicação sobre o caso de Dianópolis (TO): essa história se enquadra no segundo grupo, o de montagens. E como sabemos disso? Simples. Quando procuramos pela imagem em um site de buscas, encontramos a foto original.
A foto foi tirada bem antes da história começar a fazer sucesso e não tinha o rosto de Jesus na primeira versão. A imagem parece ser uma daquelas fotos ‘coringas’ quando se produzem notícias ou vídeos sobre o município.
Além disso, a história apresenta as mesmas características de outros textos boatos que já desmentimos por aqui: informações vagas (qual a data da foto? Quando foi ‘ontem’? Qual o nome da pessoa que fez a foto?), erros de português e caráter alarmista (as publicações falam na volta de Jesus).
Portanto, a história não passa de montagem. Mais um boato para impressionar os internautas. Sendo assim, não acredite em tudo o que vê. Às vezes, pode ser apenas o seu cérebro te pregando uma peça. Às vezes, pode ser apenas o trabalho de gente mal intencionada mesmo.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.