Boato – Foto mostra que o Santíssimo Sacramento ficou intacto mesmo após a igreja de Paracatu (MG) ficar quase coberta de lama. É um milagre!
Em meio aos desdobramentos do que aconteceu na tragédia do estouro da barragem em Mariana (MG), histórias um tanto quanto duvidosas começaram a aparecer na internet. Uma delas dava conta de um milagre que aconteceu na Igreja de Paracatu (MG), cidade que também sofreu com o estouro das barragens da Samarco.
De acordo com o texto, publicado pela página do Facebook Catecismo da Igreja Católica, o Santíssimo Sacramento (aparato utilizado na cerimônia da Eucaristia durante as missas) da capela da comunidade de Paracatu (MG) ficou intacto mesmo após o local ficar coberto de lama. Veja:
O Santíssimo intacto mesmo após a igreja quase coberta de lama. Mesmo após ser quase totalmente coberta pelo mar de lama, decorrente do rompimento da barragem em Minas Gerais, dentro da capela da comunidade da Paracatu – MG, o SANTÍSSIMO SACRAMENTO permaneceu intacto. Nem o véu que cobria ÂMBULA foi maculado. Glórias e louvores se deem a todo momento, ao Santíssimo e diviníssimo Sacramento!
Vamos aos fatos: Santíssimo Sacramento ficou intacto?
Não precisa dizer que a história fez sucesso no Facebook. Teve (até o momento) quase 100 mil compartilhamentos e foi republicada em outros sites católicos. Mas será mesmo que o Santíssimo Sacramento ficou intacto e isso foi um milagre? Se depender das provas apresentadas na postagem, a resposta é não.
Até pode ser que isso tenha acontecido, mas não temos imagens que comprovem. A montagem mostrada na postagem utilizou realmente uma foto da Igreja do vilarejo de Paracatu. A imagem foi publicada em um álbum de foto no site em português da Deutsche Welle. Detalhe: a imagem seguinte da lista mostra a igreja toda suja por dentro. Agora leia o que diz a descrição:
De volta ao vilarejo pela primeira vez após a catástrofe, antigos moradores lamentam a destruição e tentam recuperar imagens de santos escondidas na lama. É preciso se equilibrar sobre os assentos que restaram para não afundar.
Opa. Por que o fotógrafo que estava no local não tirou a foto da imagem intacta? Eu ficaria curioso e tiraria, com certeza. Agora note a imagem que está dentro da montagem. Ela seria do Santíssimo Sacramento de Paracatu intacto? Não, não e não. Fizemos uma busca rápida pela imagem e olha o que achamos: um site que vende véus com ambulas.
Resumindo: a história não passa de uma montagem. Pelo o que todos os indícios apontam e até que se prove o milagre, o Santíssimo Sacramento da Igreja de Paracatu não ficou intacto após o desastre de Mariana. A imagem do aparato é de um site de vendas.
PS: este artigo foi uma sugestão da leitora Rosi Prates. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.