Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Golpe cita doação de réplicas de Nossa Senhora Aparecida para quem pagar frete em site anunciado no Facebook

Golpe cita doação de réplicas de Nossa Senhora Aparecida para quem pagar frete em site anunciado no Facebook

Santuário de Aparecida está doado réplicas de Nossa Senhora para quem pagar frete, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Santuário de Aparecida está doando 250 réplicas oficiais de Nossa Senhora Aparecida para quem pagar o valor do frete em comemoração ao Ano Jubilar de 2025.

Análise

Tem circulado em anúncios pagos nas redes sociais a informação de que o Santuário Nacional de Aparecida estaria realizando uma ação especial em comemoração ao Ano Jubilar de 2025. Segundo as mensagens, o santuário estaria doando réplicas oficiais da imagem de Nossa Senhora Aparecida para os devotos que arcassem com os custos do frete.

A publicação destaca que apenas 250 fiéis seriam contemplados e que as imagens teriam sido abençoadas no próprio Santuário. O conteúdo promete autenticidade garantida e sugere urgência para garantir a “doação”. Leia a seguir o texto que está sendo compartilhado:

Uma Oportunidade Única para os Devotos de Nossa Senhora Aparecida! Em comemoração ao Ano Jubilar de 2025, o Santuário Nacional de Aparecida está presenteando 250 devotos com uma réplica oficial e abençoada da imagem de Nossa Senhora Aparecida! Bênção Especial: Cada imagem foi abençoada no Santuário, diante da Padroeira do Brasil. Autenticidade Garantida: Réplicas exclusivas da Loja Oficial do Santuário. Manto Sagrado: Confeccionado manualmente pelas Irmãs do Carmelo de Aparecida, com devoção e oração. Uma oportunidade única para fortalecer sua fé e levar para o seu lar a proteção e intercessão de Nossa Senhora! Garanta a sua agora! Somente 250 devotos serão contemplados!

Checagem

Para verificar a veracidade da mensagem, analisamos três questões principais: 1) O Santuário de Aparecida está doando réplicas de Nossa Senhora para quem pagar o frete? 2) Como foram feitos os vídeos que anunciam a doação por parte do Santuário de Aparecida? 3) O que acontece se você seguir todos os passos da mensagem?

O Santuário de Aparecida está doando réplicas de Nossa Senhora para quem pagar o frete?

Não. O Santuário Nacional de Aparecida não está promovendo qualquer campanha para doar réplicas oficiais de Nossa Senhora mediante o pagamento do frete. Apesar de 2025 ser um ano jubilar, data em que a Igreja Católica celebra eventos especiais de fé, não há registros oficiais de nenhuma ação do tipo no site oficial do Santuário ou em seus canais oficiais de comunicação. O próprio Santuário já emitiu alertas anteriores contra golpes semelhantes utilizando seu nome.

Como foram feitos os vídeos que anunciam a doação por parte do Santuário de Aparecida?

Os vídeos que divulgam a suposta doação apresentam características típicas de conteúdo gerado por inteligência artificial. As imagens têm movimentos artificiais e as vozes utilizadas nos anúncios são sintéticas, um padrão comum em golpes recentes. Golpistas utilizam tecnologias avançadas para criar vídeos realistas com o objetivo de enganar as vítimas e reforçar a credibilidade do golpe.

O que acontece se você seguir todos os passos da mensagem?

Se você clicar nos links e seguir as instruções do anúncio, corre o risco de perder dinheiro e ter seus dados pessoais roubados. Golpes desse tipo costumam direcionar as vítimas para sites falsos que simulam lojas oficiais. Após fornecer seus dados bancários ou realizar o pagamento do “frete”, os golpistas não enviam nenhum produto e utilizam as informações para realizar fraudes.

Conclusão

A mensagem que aponta que o Santuário de Aparecida está doando réplicas de Nossa Senhora Aparecida para quem pagar o frete é falsa. Não há qualquer ação oficial do Santuário nesse sentido. Trata-se de um golpe criado para roubar dinheiro e informações pessoais por meio de sites fraudulentos.

Golpe ⚠️

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)