Boato – Vídeo denuncia como o açaí é envasado. Enquanto o creme é ensacado sem as mínimas condições de higiene, homens amassam o fruto com os pés.
Nos últimos 10 anos, um dos alimentos que mais cresceram no gosto do público foi o açaí. O fruto, típico da região da Amazônica, começou a ser comercializado em massa. Alguns buscavam o creme por ser um “bom auxiliar” para a recuperação de energia. Outros buscavam consumir o fruto (ou a mistura dele com guaraná, leite condensado etc) como uma fonte de sabor. Parece um mundo perfeito, mas nem “tudo são flores”.
Há alguns anos, a fruta passou a considerada como uma fonte de transmissão da doença de chagas. Isso não é nada perto de outra denúncia que tem circulado no Facebook. Um vídeo (um tanto quanto nojento) mostra como seria o envase da fruta. As imagens mostram homens ensacando o açaí e pisando no alimento.
O vídeo, na maioria das vezes acompanhado das seguintes mensagens: “OLHA AÍ O AÇAÍ QUE VC TOMA, VEJA COMO É ENVASADO…!!!! COM CHULÉ JUNTO…!!! KKK…!!!” ou “COMO É EMBALADO… QUE COISA LINDA E HIGIÊNICA… COMPARTILHEMOS” fez a ideia de que as pessoas amassam o fruto com pés (tipo produção de vinho) ganhar força na internet. Assista ao vídeo que circula online:
Vídeo mostra açaí sendo ensacado sem higiene e amassado com os pés?
A tal filmagem se espalhou muito na internet (o tal vídeo do Facebook teve mais de 4 milhões de visualizações). Mas será mesmo que a filmagem trata do envase do açaí e que pisar no fruto faz parte do método de preparação? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.
Ao bater o olho na mensagem, já achamos algumas coisas estranhas. A primeira delas é a generalização que se faz com a fabricação do creme. Mesmo que o vídeo fosse do preparo do açaí (viu que falamos “fosse”), a informação dá a entender que todo o açaí colhido é amassado com os pés e envasado (ou ensacado) deste jeito.
Uma rápida busca na internet e vemos que a premissa não procede. A grande maioria do açaí que você (exceto se você mora na região Norte do Brasil) consome é o industrializado. Neste caso, o trabalho todo é feito por máquinas e passa por todos os processos que a vigilância sanitária exige. Confira um exemplo no vídeo abaixo:
Existe, claro (e principalmente nas regiões onde o fruto cresce), um preparo mais artesanal. Neste caso, não é para a venda massificada (é para pequenas comunidades). Mesmo assim, a ação de esmagar o açaí não é feita com os pés. Ela pode ser feita com as mãos e ou com uma garrafa. O método não é um “primor de higiene”, mas pense em duas coisas: 1) É para venda em pequenas comunidades de “imediato”. 2) Não é nada comparado com o que é visto no vídeo viral.
Já deu para ver que “pisar no açaí” não está no manual de produção do creme. Mas seria o vídeo uma “exceção”? A resposta é também não. O “produto” que está na imagem não tem semelhança alguma com o açaí. Como você deve saber, o líquido que sai do fruto é roxo. Assim, muito roxo (em alguns casos, a cor do açaí industrializado muda por causa da adição de produtos) que chega a manchar a pele (só comparar com os vídeos do açaí real). No vídeo, o produto é marrom e a “tinta” nem fica na pele. .
Outro ponto: é possível perceber que o produto que está nas imagens tem uma textura completamente diferente do açaí moído. Ele parece ser uma farinha grossa (ou materiais sólidos) misturados com água. O açaí é mais homogêneo e teria também pedaços do fruto. Ponto final: quem conseguiria ficar “amassando com os pés”? O fruto tem uma consistência muito maior do que, por exemplo, da uva. Aí sim seria trabalho escravo.
Só para terminar e para mostrar que não esquecemos disso: a mensagem tem as principais características de boatos online. Ela é vaga, alarmista (muito, por sinal), tem erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. E, como vocês já viram, não há nenhuma denuncia real que aponte que o açaí é preparado desta forma.
Resumindo: a história que aponta que um vídeo flagrou o açaí sendo pisado e ensacado sem as mínimas condições de higiene é falsa. Não sabemos exatamente qual é o produto da imagem (pode ser esterco, pela cor), mas sabemos de uma coisa: açaí não é.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.