Boato – O médico Chen Horin alertou que tomar água quente com limão previne e cura o câncer. Mistura também é boa para outras doenças.
É fato que algumas fake news sempre insistem em circular na internet. Uma delas é a que aponta para uma suposta dica infalível de saúde. Um texto aponta que para uma receita que curaria e preveniria o câncer: o limão com água quente.
Um texto que cita um suposto médico professor chamado Chen Horin aponta que a mistura seria a saída para diversas doenças por conta da vitamina C, dos ácidos do limão e tudo mais. Leia:
AVISO IMPORTANTE Use o máximo de * vitamina C natural possível * para fortalecer seu sistema imunológico. Atualmente, o vírus devido à mutação genética que o tornou muito perigosa Esta doença parece ser causada pela fusão do gene entre uma cobra e um morcego. O professor Chen Horin, CEO do Hospital Militar de Pequim, disse: “Fatias de limão em um copo de água morna podem salvar sua vida”.
Limão quente pode matar células cancerígenas! Corte o limão em três partes e colocado em um copo, depois despeje água quente e transforme-a em (água alcalina), beba todos os dias, definitivamente beneficiará a todos. O tratamento com esse extrato destrói apenas células malignas e não afeta células saudáveis.
Segundo: o ácido carboxílico do suco de limão podem regular a pressão alta, proteger artérias estreitas, regular a circulação sanguínea e reduzir a coagulação do sangue. O professor observa que quem recebe essa mensagem tem pelo menos a garantia de salvar a vida de alguém … Deus abençoe-nos, ele sempre no comando
Água quente com limão cura e previne o câncer e outras doenças?
Em nosso radar, a história circulou agora em 2023. Porém, a história falsa já foi desmentida no Boatos.org lá em 2018 (isso sem contar com uma versão parecidíssima que falava sobre a mistura curar a Covid-19 em 2020 e uma que “trocava” o limão por abacaxi). Leia o que escrevemos na época:
Para começo de história, o texto tem as principais características de boatos na internet: é vago, alarmista, possui diversos erros de português, tem pedido de compartilhamento e não cita nenhuma fonte confiável para respaldar as informações.
E se a coisa já é estranha só por isso, a situação fica ainda mais bizarra quando você resolve pesquisa sobre o tal professor Tchen Horin. Rodamos a internet atrás de informações sobre Tchen Horin, suposto diretor do hospital do Exército de Pequim, mas não encontramos absolutamente nada. Ao procurar pelo hospital mais próximo de uma instituição de saúde do Exército chinês, também não encontramos nenhuma menção ao professor Tchen Horin. Ou seja, ele não existe!
E vamos lá, mesmo que Tchen Horin existisse e tivesse dito qualquer coisa do tipo, a dica continuaria sendo falsa. Por quê? Pelo simples fato de não existir nenhum tipo de estudo que confirme que o limão pode matar células cancerígenas. E, claro, é bem absurdo tratar o câncer como uma doença genérica que poderia se curar com simples mudanças de hábitos. A doença é muito mais complexa do que isso.
O texto também apresenta informações equivocadas sobre outros assuntos, como a questão do tomate e do licopeno. Você não precisa cozinhar o tomate para que ele apresente o licopeno. O tomate cru já tem esse carotenoide. O que acontece é que estudos indicam que quando o tomate é cozido, o licopeno é melhor absorvido pelo corpo.
Além disso, vale lembrar que histórias envolvendo limão e a cura do câncer não são novidade. Aqui mesmo no Boatos.org já desmentimos algumas dessas histórias, como as dicas do Dr. Gupta, beber limão com bicarbonato de sódio para curar o câncer e também ralar limão congelado na comida para auxiliar na cura do câncer.
Por fim, a Universidade de Ciências Médicas do Arkansas, nos EUA, produziu um texto para desmentir a história de que o limão seria capaz de curar o câncer. Segundo a universidade, trata-se de um mito. Ou seja, não funciona.
Resumindo: é falsa a informação que aponta que água quente cura e previne o câncer e outras doenças. O texto que circula agora em 2023 é uma mensagem falsa que já foi desmentida algumas vezes em outras oportunidades.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | https://bit.ly/3vZsrnd |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3ounmCN |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | http://bit.ly/3zGePPm |