Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Ao contrário do que sugerem publicações, látex não é um dos ingredientes do chocolate fabricado no Brasil

Ao contrário do que sugerem publicações, látex não é um dos ingredientes do chocolate fabricado no Brasil

Chocolate no Brasil tem látex natural como um dos seus ingredientes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O chocolate no Brasil tem o látex natural como um dos ingredientes de sua composição.

Análise

Confira o desmentido em vídeo:

Agora há pouco, falamos sobre uma fake news que apontava que os chocolates da marca Lacta estão sendo feitos com o grafeno como um dos seus ingredientes. Essa não é a única fake news envolvendo este tipo de alimento.

Também tem circulado na internet uma história que aponta que os chocolates brasileiros contêm látex natural em sua composição. De acordo com os vídeos, o látex, derivado da seringueira, estaria sendo adicionado a esses produtos.

No vídeo, uma pessoa mostra as embalagens de diferentes chocolates e alega que o látex natural aparece como um dos ingredientes listados e esta seria a prova de que estamos “sendo envenenados”. Leia a transcrição de uma das versões do vídeo:

Estou aqui em Belo Horizonte numa loja de grande rede de supermercado. Há poucos dias eu vi um vídeo rodando nas redes sociais mostrando que os chocolates brasileiros, muitos deles, já estão usando látex natural na sua composição. Então nós estamos agora consumindo látex natural. Natural porque vem da seringueira, borracha de origem da seringueira, não é borracha de origem de petróleo, borracha sintética. Mas vem a pergunta, será que isso vai fazer bem para o organismo ou vai fazer mal para o organismo humano consumir látex?

Aí vamos conferir aqui ó, e eu já peguei aqui ó, esse chocolate já conhecido, e vocês podem ver aqui ó, no meio da tela à esquerda lá, látex natural é o ingrediente. Já verifiquei também no chocolate da Lacta já vem na embalagem o látex. Vamos aproximar aqui para ver se vocês conseguem ver. Olha aí ó, centeio e látex natural. Vamos partir para uma outra coisa aqui. Já olhei no chocolate da Nestlé? Esses tradicionais assim? Mesma coisa, vocês podem procurar no rótulo que vai encontrar látex. E procurei também nos bombons Nestlé. Está aqui ó, castanha, cevada, aveia e látex natural aí ó, no meio da tela. A mesma coisa no bombom Garoto, a mesma coisa, vou olhar aqui onde que está para mostrar.

Estou virando a caixa aqui porque não decorei o local, aqui ó, vamos aproximar pra ver. Olha aí ó, centeio e látex natural, no meio da tela aí. E ainda assim tem também essa marca Neugebauer. Vamos dar uma olhada aqui. Olha aí. Vem a palavra nozes, trigo e látex natural. No meio da tela aí. Então o que está acontecendo? Deve ter mais chocolate com isso aí. A partir de agora você está comendo borracha, ok? E é borracha natural. Eu acho que vou parar. Acho não, de certeza. Vou parar de consumir esse chocolate. É o jeito.

Checagem

É claro que a história não iria demorar a circular na internet. Por isso, vamos explicar o caso respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que os chocolates do Brasil são fabricados com látex entre seus ingredientes? 2) Por que as embalagem dos chocolates do Brasil têm o aviso de pode conter látex natural? 3) O látex natural pode fazer mal à saúde?

É verdade que os chocolates do Brasil são fabricados com látex entre seus ingredientes?

Não e nem faz sentido. O látex natural (vindo da seringueira) não é um dos ingredientes da fabricação do chocolate. Nem faria sentido o chocolate ser um deste ingredientes. Na realidade, o aviso de “pode conter látex” tem uma explicação.

Por que as embalagem dos chocolates do Brasil têm o aviso de pode conter látex natural?

Este artigo do site Food Safety Brazil é muito elucidativo em relação ao assunto. Na realidade, o que as marcas de chocolate fazem é cumprir a legislação em relação a todos produtos que contém embalagens com látex natural na sua composição.

Por conta do RDC 26/2015, todas as empresas devem alertar que os produtos podem conter látex natural por conta do contato do produto com a embalagem. Isso não significa necessariamente do que o produto tenha o látex. Em 2019, a própria Hershey’s do Brasil fez um esclarecimento. Leia:

Fabio Passuello olá! Agradecemos o seu interesse! Esclarecendo a sua dúvida, o Látex natural é usado somente para selar a embalagem, devido ao chocolate entrar em contato diretamente com a embalagem, pode haver uma contaminação cruzada e obter alguma reação em quem é alérgico. Portanto, não há adição de látex nos chocolates. O látex é uma substância presente nas embalagens devido ao seu sistema de fechamento. Recomendamos que sempre verifique as informações disponíveis nas embalagens, as quais refletem de forma transparente o seu conteúdo. Estamos à disposição pelos nossos canais de atendimento.

O látex natural pode fazer mal à saúde?

A priori em quantidades muito baixas, não. Porém, existem pessoas que são alérgicas ao produto. Mesmo o contato em pequenas quantidades podem causar reações alérgicas. Foi o caso de uma médica de Curitiba. Ela teve problemas gastrointestinais pelo contato com látex após consumir um chocolate. Porém, são casos raríssimos.

Conclusão

Fake news ❌

A alegação de que chocolates de grandes marcas no Brasil contêm látex natural em sua composição é falsa. Há uma confusão com um aviso sobre uma possível contaminação (não grave para a maioria absoluta das pessoas) com látex que pode causar problemas em pessoas alérgicas. Ou seja: mais uma fake news que circula online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).