Boato – Uma dentista da Bolívia descobriu que vacinas como da Covid-19 e da hepatite estão contaminadas com grafeno e outras substâncias venenosas.
Nos últimos dias, estamos vendo um crescimento gigantesco de informações falsas sobre a vacinação contra a Covid-19. Uma delas veio de uma mulher que se identifica como uma “dentista da Bolívia”.
Uma série de vídeos dela mostrando no microscópio algo que seria o líquido de diversas vacinas (como da Covid-19, hepatite, gripe e outras) seria a prova de que as vacinas estariam contaminadas com grafeno e outras substâncias.
No vídeo, ela mostra o que seriam os venenos e “alerta” contra a imunização. “Denúncia de dentista boliviana sobre as vacinas, inclusive a de covid, que contém substâncias venenosas, como grafeno”, diz uma das mensagens que estão circulando. Leia a transcrição do vídeo:
Vacina contra a hepatite que estão obrigando em todos os escritórios está totalmente contaminada. Eu gostaria que as pessoas coloquem isso em seus filhos, os gerentes das empresas e coloquem em seus filhos, em suas esposas e vejam se as coisas estão indo bem por aí, então ninguém pode ser obrigado a trabalhar, a ter uma vacina dessas que é um veneno. E isso é absolutamente. Pessoas contaminadas, uma única gota. E amanhã farei o teste da gota seca, onde a intoxicação é muito evidente.
Dentista boliviana está certa ao dizer que vacinas contém grafeno?
O vídeo, mesmo sendo em espanhol, se espalhou com todas as forças aqui no Brasil. Só que, assim como em outros casos, não passa de uma série de acusações falsas e sem provas contra a vacina.
O primeiro ponto está respondido no histórico de fake news que envolvem vacinas e grafeno. Não é a primeira vez que surgem acusações baseadas em “microscópios” de que as vacinas têm grafeno e que isso seria um grande risco (temos exemplos aqui, aqui e aqui).
Já falamos algumas vezes (sempre com base em informações confiáveis) que o grafeno não está na fórmula da vacina contra a Covid-19. E, ao contrário do que apontam as mensagens falsas, uma “olhada no microscópio” não prova o contrário.
No caso da dentista boliviana, descobrimos um artigo em espanhol da Agência AFP que desmente a informação falsa. O artigo de checagem aponta para alguns itens um tanto quanto importantes para elucidarmos o caso.
O primeiro está na metodologia empregada pela “profissional”. Especialistas apontam que não é possível, por meio do modelo de microscópio utilizado, apontar que haja grafeno nas vacinas citadas.
O segundo, conforme, apontamos, está no fato de nenhuma das fórmulas das vacinas citadas terem, de fato, grafeno. Ou seja: nem da imagem tampouco da bula ela tirou algo.
O terceiro e não menos importante é que não há vacinas desenvolvidas com grafeno. Há, de fato, estudos que apontam para futuras vacinas que poderiam ter a substância como adjuvante. Porém, não há nenhum imunizante com a substância.
Vale apontar, antes de terminar, que a tese de que há grafeno nas vacinas apenas reforça uma outra tese: a de que não devemos tomar vacinas porque elas fazem mal. O cenário da pandemia (que arrefeceu por conta da vacinação) nos mostra qual a decisão que “faz mal para saúde” (nitidamente, é a de não se vacinar).
Resumindo: é falso que as vacinas contra a Covid-19, hepatite ou outras contém grafeno e, por isso, fazem mal à saúde. Nem os vídeos comprovam a presença da substância tampouco há qualquer prova de que os imunizantes estão “envenenados”.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | https://bit.ly/3vZsrnd |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3ounmCN |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | http://bit.ly/3zGePPm |