Boato – Um dono de funerária na Austrália descobriu que as mortes aumentaram 700% em locais com 100% de vacinação contra a Covid-19.
Análise
Volta e meia, ainda trombamos com uma daquelas histórias absurdas relacionadas às vacinas contra a Covid-19 (que, na realidade, nos ajudaram a sair da pandemia).
A mais nova história aponta para uma “grande descoberta” de um dono de uma funerária da Austrália. Ele teria revelado que a morte de pessoas em áreas com 100% de cobertura vacinal era 700% maior do que em outros lugares.
A teoria circulou em sites antivacinas de outros países e, claro, foi compartilhado pelos mais lunáticos aqui no Brasil. Leia o texto que circula na internet:
BREAKING: Diretor de funerária na Austrália alerta para o assombroso aumento de 700% nas mortes em áreas 100% vacinadas contra a COVID-19. O aumento extraordinário de mortes levou muitas cidades a construírem instalações de armazenamento frio de corpos para processar os cadáveres dos vacinados. Durante a reunião extraordinária em 11 de outubro, foi aprovada uma moção pedindo a suspensão imediata das vacinas da Pfizer e da Moderna contra a C-19.
Checagem
De forma “fora do radar”(como em páginas no Telegram e mensagens no WhatsApp), a história não demorou a se espalhar na internet. E, assim como outros casos, estamos aqui para fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) É verdade que um dono de funerária na Austrália falou que as mortes em quem se vacina é 700% maior? 2) Faz sentido esta fala atribuída a um dono de funerária na Austrália? 3) As vacinas estão matando as pessoas em vez de salvá-las?
É verdade que um dono de funerária na Austrália falou que as mortes em quem se vacina é 700% maior?
Não há uma prova cabal disso. Na realidade, a história que está circulando no Brasil surgiu de uma publicação de um site negacionista que, por sua vez, se baseou em um relato de um político negacionista de uma cidade pequena na Austrália.
Em uma audiência pública, uma pessoa disse que conversou com um dono de uma funerária que apontou que “antes da pandemia” enterrava uma pessoa por semana e que agora enterrava uma pessoa por dia.
Não há provas de que o tal “dono da funerária” tenha dito isso e muito menos que a “impressão dele” seja real. Vale apontar que matérias da imprensa (como esta) apontaram que o conteúdo da audiência pública se baseou em “teorias da conspiração não verificadas”
Faz sentido esta fala atribuída a um dono de funerária na Austrália?
Não. Primeiro, porque não faz muito sentido pensar em aumento de mortes com o fim da pandemia. Segundo, que um aumento de mortes poderia estar ligado a outros fatores (como idade da população local). Terceiro, porque não há sequer um dado que sustente esta teoria.
As vacinas estão matando as pessoas em vez de salvá-las?
Não. Trata-se da mesma narrativa sem qualquer sentido que já foi empregada em outras oportunidades. Não é possível afirmar de forma alguma que as vacinas estão matando as pessoas em vez as salvar.
Conclusão
É falso que as vacinas contra a Covid-19 estão matando 700% a mais em cidade da Austrália. A afirmação não tem comprovação e surgiu de fontes nada confiáveis.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).