Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Alertas contra garrafa térmica digital carecem de comprovação

Alertas contra garrafa térmica digital carecem de comprovação

Garrafa térmica digital é um perigo porque bateria de lítio contamina água e explode, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Há um grande perigo da garrafa térmica digital. Isso ocorreria porque a bateria de lítio contaminaria a água e causaria explosões.

Análise

Já fazem alguns meses que uma série de alertas têm circulado com todas as forças em redes sociais. Áudios e vídeos em redes sociais apontam para o que seria a nova ameaça para a saúde das pessoas: a garrafa térmica digital (com medidor de temperatura).

De acordo com as mensagens, o fato de um visor ficar na tampa poderia fazer com que o líquido da bateria de lítio vazasse para a água e causasse intoxicações. Além disso, o contato da bateria de lítio com a água causaria explosões.

Toda a narrativa é endossada por um relato de uma suposta professora que aponta que uma aluna acabou indo para o hospital por ter bebido água contaminada na garrafa térmica digital. Leia a mensagem que circula na internet:

Versão 1: Alerta sua saúde está em perigo. Diretora de escola alerta sobre acidente com aluna que usava garrafa térmica com visor de temperatura, onde o dispositivo quebrou e liberou resíduos da bateria, causando intoxicação e queimaduras na garganta da estudante. .

Versão 2: Muito cuidado sua saúde está em perigo com isso! a diretora de uma escola alertou a todos que uma garota estava usando a garrafa com visor de temperatura na tampa, porém a bateria quebrou e liberou resíduos na água, causando irritação pela intoxicação e queimaduras na garganta da aluna.

Checagem

Não demorou muito para a história circular na internet e no WhatsApp (principalmente). Só que não é preciso tanto pânico. Antes de sair jogando fora a sua garrafa térmica ou colocando fogo nela, leia a nossa checagem (pode fazer o que quiser depois). Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O que é a tal garrafa térmica digital? 2) A garrafa térmica digital é um risco para saúde por conta de contaminação e explosões? 3) O caso da menina que se intoxicou com a bateria de lítio é real?

O que é a tal garrafa térmica digital?

A garrafa térmica digital é uma evolução moderna da garrafa térmica tradicional, equipada com um display digital que geralmente exibe a temperatura do líquido contido dentro dela. Ela mantém a função principal de conservar a temperatura de bebidas quentes ou frias, mas adiciona tecnologia ao monitoramento em tempo real da temperatura interna, oferecendo maior precisão ao usuário.

Essas garrafas são projetadas com sensores na tampa ou no corpo, que capturam a temperatura do conteúdo e exibem essa informação em um visor de LED, que pode estar integrado na tampa ou em outro local acessível.

A garrafa térmica digital é um risco para saúde por conta de contaminação e explosões?

Não. As mensagens que estão circulando na internet exageram ao utilizar um relato anedótico (que nem se comprovou) como um alerta para todas as garrafas. Ao analisar o produto, é impossível que, em condições normais, algum acidente desta natureza ocorra.

Há, inclusive, um vídeo de um influenciador digital que mostra como é o compartimento em que a bateria de lítio fica. Não tem como “vazar líquido” para a água, salvo se a tampa estiver quebrada. Neste caso, a garrafa tem que ser inutilizada até a tampa ser trocada (assim como qualquer outra garrafa).

Além disso, é improvável que uma bateria de lítio em boas condições exploda em contato com a água. A explosão só ocorre em casos raros e com baterias danificadas.

O caso da menina que se intoxicou com a bateria de lítio é real?

Não temos elementos que comprovem que o relato seja real. Ao buscar por qualquer ocorrência que falasse sobre o tal caso, nada encontramos além do tal vídeo. Não bastasse isso, mesmo que uma menina tivesse estes sintomas, não é possível inferir que “dor na garganta” ocorra por conta da garrafa em questão.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há comprovação de que a garrafa térmica digital cause problemas de saúde. Não é preciso jogar sua garrafa fora. Se você ainda não acredita nisso, seja então mais simples: não use a bateria de lítio e seja feliz.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).