Boato – O governo importou açúcar da China da marca K’Doce com chumbo para matar a população
Análise
A decisão do governo federal de importar arroz da China tem feito com que diversas fake news sobre “produtos do exterior começassem a circular na internet. Agora, uma história sobre açúcar está viralizando.
Junto a um vídeo que mostra um homem que detectou fragmentos de metais em uma embalagem de um açúcar da marca K’Doce, uma mensagem aponta que seria um açúcar da China que seria importado pelo Brasil. Também é dito que o produto tem chumbo e que teria o intuito de matar a população. Leia:
“*Cuidado*‼️ … Açúcar baratinho que o governo comprou da China, é para lhe matar – Confira o teste”, diz uma das mensagens que circulam online. Leia a transcrição e veja o vídeo:
Bom dia pessoal aqui tá o eu vi um vídeo sobre a questão do um rapaz de Açúcar falando sobre esse o açúcar, né? Resíduos de chumbo o de metal dentro do Açúcar. Em que nós consumimos ao longo do tempo aí e eu decidi é pegar fazer teste em casa mesmo e tenho aqui um um imã é de uma Twitter e eu fiquei analisando porque eu coloquei o imã próximo a a o e começou a ouvir. Observe. Observe que ó perceba vou tirar o imã, olha aqui o assunto. Está fechado, tá vendo?
Fazer mais uma vez você pode fazer sim em sua casa a gente Às vezes a gente chega no mercado e e quando a gente ó pegar o imã de novo. Vou colocar e vai as partículas começam a aparecer. Olha ó sem você mexer na só colocar o hino, ó, ó, ó, ó, ó, observe a partícula vindo tá vendo? Então isso aqui você tem que falar para todo mundo toda vizinhança pessoas que todas as de todas as cidades que você puder divulgar isso aqui porque isso aqui vai para o nosso organismo e assim eles não passam isso pra gente como é que que os produtos desse aqui venta mesmo. Nossa mesa. Olha aí, olha aí ó, o imã o imã é grande. Ele tem condições ó, ó, ó, ó, ó, observa, viu? Eles vindo então.
Não é somente e eu fico analisando que eu vou colocar do outro lado. Vou colocar do outro lado aqui para você ver. Ó não tem tá tudo branco, né? Aí de repente botar o imã, Ó coloquei o imã, olha ouvindo, ó, ó, taco de ó. Olha aí tá vendo? Ó, ó ele vindo, ó, ó, tá vendo? Ó lá ó, vou colocar o imã de lado para vocês perceberam.
Checagem
Assim como tantas outras histórias relacionadas a alimentos e importações, o conteúdo bombou na web. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet? 2) O açúcar K’Doce tem chumbo e está sendo importado da China? 3) O Brasil está importando açúcar da China?
Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet?
O vídeo é, de fato, sobre uma denúncia real. Em 2021, um consumidor da Bahia denunciou que o açúcar da marca K’Doce estaria com fragmentos de ferro. As diversas denúncias na internet acarretaram em uma inspeção da Vigilância Sanitária da cidade de Ibirataia (Bahia) na fábrica da empresa.
De fato, foram encontradas partículas metálicas no produto, a empresa teve materiais apreendidos e comprometeu a realizar melhores práticas de produção. As informações reais sobre o assunto param por aí.
O açúcar K’Doce tem chumbo e está sendo importado da China?
A primeira informação sobre o assunto não tem qualquer comprovação. O material encontrado se assemelha a ferro. Uma contaminação com metais pesados seria algo mais grave, inclusive.
A segunda é comprovadamente falsa. A marca em questão não tem qualquer relação com a China ou mesmo o produto em questão tem sido importado do país asiático.
O Brasil está importando açúcar da China?
Não. O açúcar feito de cana-de-açúcar consumido no país é, em maioria absoluta, produzido pelo país. Brasil é tão autossuficiente que é um dos maiores produtores do mundo (tem 22% da produção mundial). Não é necessário importar açúcar da China.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que o vídeo em questão mostre um açúcar chinês com chumbo que foi importado pelo governo brasileiro. O produto contaminado (não com chumbo) é algo feito no Brasil e a história é mais uma fake news que circula online.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).