Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Substância colocada em “peru de Natal” com injeção não é grafeno

Substância colocada em “peru de Natal” com injeção não é grafeno

Grafeno está sendo injetado no peru de Natal em fábrica, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Grafeno está sendo injetado no peru de Natal em fábrica mostrada em vídeo viral.

Análise

O Natal está fazendo com que um novo alimento passe a fazer parte do “rol” de alimentos odiados por muitos: o peru de Natal. É neste contexto que um vídeo está circulando na internet.

Nas imagens, há uma linha de montagem de um frigorífico no qual um líquido é injetado em aves. Junto ao vídeo, é dito que se trataria de grafeno no peru de Natal e que isso serviria para matar a população. A mensagem que está circulando diz o seguinte:

Meu irmão o óxido de grafeno é a mesma porcaria colocada nas vacinas para matar as pessoas. O Brasil tinha 203 milhões de pessoas, hoje 193 milhões e as mulheres estão sendo esterilizadas p não ter filhos.

O óxido de grafeno traz 5 prejuízos Trombose, embolia pulmonar, entupimento da coronária parada cardíaca, entupimento da veia que sobe sangue p celebro parada cerebral e entupimento das veias que sai sangue do cérebro parte os vasos das veias do cérebro – derrame cerebral.

Tem muitos medicamentos que estão colocando óxido de grafeno, refrigerante, cerveja, uísque, e agora no perú conforme vídeo. Só Deus pra abençoar.

Checagem

O conteúdo pode ter deixado algumas pessoas preocupadas. Porém, a história que está circulando não procede. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) Estão colocando grafeno no peru de Natal? 2) O que explica o vídeo da fábrica de peru ou outras aves? 3) O grafeno está sendo colocado em alimentos?

Estão colocando grafeno no peru de Natal?

Não. Não há qualquer evidência de que o óxido de grafeno seja utilizado em perus de Natal ou em qualquer outro alimento. O grafeno é um material avançado utilizado em indústrias como eletrônica e medicina, mas sua aplicação em alimentos não é prática nem aprovada por órgãos reguladores. Além disso, o vídeo em questão tem uma explicação lógica.

O que explica o vídeo da fábrica de peru ou outras aves?

O que está sendo colocado na ave em questão é um tempero líquido utilizado em diversos destes alimentos. Como mostra, por exemplo, este vídeo, trata-se de uma prática comum. O líquido ajuda na hora de fazer o produto por inteiro. Ele, obviamente, não tem grafeno em sua composição.

O grafeno está sendo colocado em alimentos?

Não. O uso de óxido de grafeno em alimentos não é regulamentado nem viável. Além disso, a mensagem de hoje segue o mesmo roteiro de uma narrativa que já foi desmentida algumas vezes no Boatos.org como a de que, por exemplo, grafeno estava sendo colocado nas vacinas e outros alimentos como chocolates.

Conclusão

Fake news ❌

A informação de que perus de Natal ou outros alimentos contêm óxido de grafeno é falsa. Trata-se de mais uma teoria conspiratória sem qualquer base científica ou evidência factual. O que está sendo colocado no vídeo é um tempero e não há nada do produto em alimentos para “matar as pessoas”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)