Boato – Um grupo de enfermeiros em Massachusetts foi diagnosticado com câncer por causa da vacina contra Covid-19.
Análise
Passados mais de cinco anos do início da pandemia, fake news sobre as vacinas ainda se espalham online. Desta vez, a história se aproveitou de uma notícia real.
Nos últimos dias, tem circulado nas redes sociais e em sites negacionistas de diversos países uma alegação de que um grupo de enfermeiros do Hospital Newton-Wellesley, em Massachusetts, foi diagnosticado com tumores cerebrais. A mensagem sugere que esses casos estariam relacionados à vacinação contra a Covid-19.
O conteúdo foi compartilhado em diversas versões, sempre com o objetivo de criar medo sobre a vacina, e traduzido em diversos idiomas. Abaixo, confira o que está sendo espalhado:
Versão 1: Em Massachusetts, um grupo surpreendente de diagnósticos de tumores cerebrais surgiu entre enfermeiras vacinadas na ala de cuidados maternos do quinto andar. Dez funcionários de longa data foram afetados simultaneamente, gerando alarme e levantando questões sobre uma possível ligação entre vacinas de mRNA e câncer.
Versão 2: Dez enfermeiros vacinados em Hospital de Massachusetts são diagnosticados com tumores cerebrais simultaneamente, diz site local. Enfermeiros do Hospital Newton-Wellesley dizem que estão preocupados com o número crescente de casos de câncer entre enfermeiros veteranos que trabalham em uma enfermaria de cuidados maternos no quinto andar. “Você vai trabalhar todos os dias com essa sensação no estômago, e é uma sensação péssima”, disse um enfermeiro que não quis ser identificado à WBZ-TV.
Checagem
A história tem gerado muito combustível para negacionistas, mas se trata de mais uma fake news. Vamos analisar as três principais questões relacionadas ao caso: 1) É verdade que houve uma ocorrência incomum com enfermeiras do hospital em Massachusetts? 2) A vacina causou câncer ou tumor no cérebro em funcionários do hospital em Massachusetts? 3) Vacina causa câncer ou tumor no cérebro?
É verdade que houve uma ocorrência incomum com enfermeiras do hospital em Massachusetts?
Sim, há registros de que um grupo de enfermeiros do Hospital Newton-Wellesley foi diagnosticado com tumores cerebrais. De acordo com reportagens da CBS News e Yahoo News, pelo menos dez profissionais da unidade foram diagnosticados com a doença (nenhuma considerada maligna).
As autoridades de saúde locais confirmaram que estão acompanhando os casos para entender se há alguma relação entre o ambiente de trabalho e os diagnósticos. No entanto, até o momento, nenhuma relação com qualquer fator externo foi confirmada.
A vacina causou câncer ou tumor no cérebro em funcionários do hospital em Massachusetts?
Não há qualquer evidência científica ou investigação oficial que sugira que as vacinas contra a Covid-19 tenham causado os tumores cerebrais nos enfermeiros. O surto da doença está sendo analisado por especialistas para identificar possíveis fatores ambientais ou genéticos que possam ter contribuído para os casos. Além disso, nenhum órgão de saúde dos Estados Unidos, como os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), apontou qualquer relação entre vacinas de mRNA e a incidência de câncer.
Vale lembrar que a fonte das mensagens que tentam relacionar o caso em questão com a vacinação é a mesma responsável por lançar diversas fake news sobre os imunizantes na pandemia (como, por exemplo, a relação da vacina com problemas de coração).
Vacina causa câncer ou tumor no cérebro?
A resposta curta é: não. Não há qualquer evidência científica que comprove que as vacinas contra a Covid-19, ou qualquer outra vacina, possam causar câncer. Pesquisas conduzidas por entidades como o Instituto Nacional do Câncer dos EUA e a Organização Mundial da Saúde indicam que não há qualquer mecanismo biológico plausível que ligue a vacina ao desenvolvimento de tumores.
Além disso, diversos estudos analisaram a segurança das vacinas de mRNA, como as da Pfizer e Moderna, e nenhuma relação com câncer foi encontrada. Pelo contrário, a vacinação protege contra complicações severas da Covid-19 e não representa risco para o desenvolvimento de doenças como tumores cerebrais.
Conclusão
O caso envolvendo enfermeiros diagnosticados com câncer no Hospital Newton-Wellesley, em Massachusetts, é real. Porém, não há qualquer evidência ou investigação que ligue os diagnósticos à vacina contra a Covid-19. A alegação de que vacinas de mRNA causam câncer não tem base científica e é mais uma peça de desinformação.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)