Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Batom com chumbo causa câncer #boato

Batom com chumbo causa câncer #boato

Boato – A oncologista Claudia Pirisi aponta que batons de diversas marcas têm grandes quantidades de chumbo e podem causar câncer nas mulheres.

Há 10 anos circula nas redes sociais, e-mails e blogs um alerta para as mulheres. Assinada pela oncologista Cláudia Pirisi e Dra. Elizabeth Ayoub, o texto (que pode ser lido aqui) mostra uma lista de dez marcas de batons que contêm grandes quantidades de chumbo. O uso do batom poderia causar câncer nas mulheres.

A lista de marcas de batons com chumbo é Mary Kay, Clinique, Estée Lauder, Shiseido, Red Earth (Lip Gloss), Chanel (Lip Conditioner), Mark America, Motivos, Batom e Avon. A última seria a marca com maior quantidade de chumbo. Junto com a mensagem, aparece uma foto de uma mulher com feridas na boca.

Muitos elementos mostram que o texto é falso. Em relação ao fato dos batons terem chumbo, estudos nos EUA realmente analisam quantidade de chumbo em batons. Porém, a própria agência reguladora do país aponta que os níveis de chumbo encontradas em batons não são nocivos à saúde.

A foto também não tem nada a ver com câncer. Ela aparece em sites que falam de queilite angular. Outras versões do boato também têm fotos de pessoas com herpes labial.

Vídeo: é falso que projeto Mãos Solidárias está com próteses sobrando

Ao procurar por Claudia Pirisi, encontramos uma médica com este nome na Argentina. Porém, não se encontra nada que relaciona a publicação dela sobre o batom com câncer (exceto o boato). Outra médica citada é a Dra. Elizabeth Ayoub. Existem duas médicas com esse nome no Brasil. Porém, nenhum texto oficial sobre o assunto é encontrado. Detalhe: essa doutora é nutricionista.

Sobre os preços do batom da Red Earth. O texto aponta que os preços baixaram para R$9,90. Ao consultar no site da marca, o preço é de US$18,90. 

Seguindo a lista de incorreções, muitas das marcas citadas sequer existem. Só para citar algumas: Mark América, Motivos e, por incrível que pareça, uma marca chamada Batom. Por fim, o teste citado ao fim do “alerta” parece ser puro senso comum. Não há nenhum estudo que relacione teste com anel de ouro e quantidades de chumbo.

Com tantos indícios, não há como não apontar a mensagem como hoax.

Leia na íntegra o texto que diz que batom causa câncer