Boato – Polícia descobriu laboratório clandestino de Coca Cola no Brasil. Versões da história apontam que fábrica é de Manaus, Brasília, São Luís, Guarulhos e outras cidades.
Nos últimos dias, a fama da Coca Cola não está das melhores na internet. Duas histórias antigas envolvendo o refrigerante têm circula online novamente. Uma delas é a história do rato na Coca Cola. A outra é que pessoas morreram de câncer após beber doses de refrigerante. Não bastasse isso, uma nova história aparece online.
Tem circulado na internet a informação que foi descoberto um laboratório clandestino de Coca Cola no Brasil. A história surgiu em blogs e Facebook e tem uma peculiaridade: apesar do texto e das imagens serem iguais, diversos lugares viraram “cenário” da prisão. Leia textos que circulam online:
Manaus: Polícia descobre laboratório clandestino em Manaus (AM). Bomba… agora ficou pior! Laboratório de coca cola clandestino estamos bebendo até solução de bateria! Polícia do Amazonas descobre fábrica falsa em Manaus.
São Luís: Agora ficou pior ! Laboratório clandestino estamos bebendo até solução de bateria. Para quem toma coca cola no Maranhão….
Guarlhos: Acharam um laboratório, agora ficou pior ! Laboratório clandestino estamos bebendo até solução de bateria !!!!Guarulhos colegas do DEIC prenderam o pessoal.
Laboratório clandestino de Coca Cola foi descoberto no Brasil?
É claro que as imagens, um tanto quanto nojentas, e o alarde da história criaram diversos virais. Mas será mesmo que descobriram um laboratório clandestino de Coca Cola em algum destes lugares do Brasil? A resposta é não. Vamos aos fatos.
O primeiro fator está no próprio caráter das mensagens. A nossa experiência mostra que quando um fato é narrado em diversos lugares, ele é provavelmente falso ou antigo. Isso acontece muito em casos de crianças desaparecidas. Isso já nos deixa com um pé atrás.
Ao procurar sobre o assunto, descobrimos a realidade. É fato que houve uma apreensão em um fábrica clandestina de Coca Cola. Também descobrimos que a história foi contada como de diversos lugares do mundo (como Quênia, África do Sul, Índia e outros países), mas na realidade é do Paquistão.
Em setembro de 2015, a polícia descobriu uma fábrica clandestina na cidade de Gujranwala. Essa notícia fala sobre o assunto. Essa outra mostra as fotos e aponta que a bebida era vendida em Lahore, Sheikhupora e Gujranwala. Para além das notícias, há um detalhe que confirma que a história no Paquistão. Dá uma olhada na bandeira no chapéu do policial.
Com isso, temos mais um mistério desvendado. Pode ficar tranquilo que o tal laboratório de Coca Cola não é no Brasil. Por outro lado, aprecie o refrigerante (mesmo que o original) com moderação.
Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Rodrigo Guedes e Mário Baré Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.