Confira a retrospectiva de 2024 das fake news
Boato – Tradicional miojo é revestido por cera utilizada em caixas de isopor. Substância faz mal ao organismo e causa câncer.
Vivemos na era do ‘cuide-se bem’. Indiscutivelmente necessária, a adoção de hábitos saudáveis é encorajada o tempo todo, em todos os lugares. Existem grupos, clubes, receitas, até programas de televisão voltados à ideia de ‘ser mais saudável’.
Além das constantes e incansáveis campanhas sobre hábitos que fazem bem à saúde, temos também aquela enxurrada de conversas fiadas sobre alimentos que nos fazem muito mal. Entre as mais famosas – alimentos que causam câncer.
Uma dessas lendas cancerígenas que se perpetuam na internet é a do macarrão instantâneo. O tradicional miojo constantemente é acusado de fazer mal ao organismo e de ser um dos responsáveis pelo câncer. Segundo uma das tantas vertentes dessa história, o alimento é revestido por cera usada em caixas de isopor.
Confira o alerta:
‘Apenas 3 minutos
O macarrão instantâneo contém um revestimento de cera que também é utilizado em caixas de isopor.
É por esse motivo que ele não gruda enquanto cozinha.
Nosso organismo precisa de até dois dias para eliminar a cera do nosso organismo e uma das possíveis causas do câncer.’
Vamos deixar bem claro que o fato do miojo não grudar na hora do preparo não tem nada a ver com cera de isopor. O macarrão instantâneo não gruda porque parte final de seu processamento é a fritura, em que ele passa por uma secagem em óleo fervente. Daí o ‘desidratado e instantâneo’.
Uma olhada no rótulo desses alimentos e veremos listados os ingredientes, como as proteínas, gorduras totais, corantes e sódio. E aí está, nesse último membro da lista, um perigo do miojo. A quantidade de sódio presente no sachê de tempero do macarrão é muito alta e comer esse alimento em exagero pode gerar problemas como a hipertensão.
Alguns alimentos de fato são revestidos por ceras como a de abelha para durarem mais, mas isso é reconhecido pelas organizações de controle e até o momento não há comprovação médica de que tenha alguma relação com o câncer. No caso de intoxicação por parafina, por exemplo, pode haver obstrução intestinal, náuseas e vômitos, mas, novamente, não há nada registrado sobre câncer.
Assim, uma informação que não cita nenhuma fonte, não apresenta um estudo sobre o assunto e sequer inventa o nome de um médico corroborando a história, não tem credibilidade nenhuma sequer para inventar boato.
Por fim, é válido esclarecer que câncer é um problema sério. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença, que em seus diferentes tipos mata ao menos 8 milhões de pessoas por ano, ocorre principalmente por riscos comportamentais e alimentares como falta de atividade física, pouca ingestão de verduras e legumes, alta massa corporal, consumo de álcool e tabaco.
Não há miojo nos apontamentos da OMS.
Não é possível comentar.