Boato – Médico alerta que a maculopatia é um câncer no olho e está sendo causado pelo uso excessivo do telefone celular.
Um dos tipos de fake news mais atemporais que circulam na internet são as relacionadas a dicas de saúde. A mais nova aponta para um suposto alerta de um médico chamado Rubén Díaz Granados.
De acordo com um suposto relato dele, muitos casos de maculopatia, que seria câncer no olho, estariam sendo causados pela luz do telefone celular. Leia algumas das mensagens que circulam online:
*Maculopatia (câncer de olho) e uso móvel no escuro* Eu, Rubén Díaz Granados (oftalmologista), minha boca está quebrada para dizer isso, as pessoas são surdas, mas apesar disso digo novamente: Em um curso que fizemos em Medellín como consultor sobre energias eletromagnéticas, habitat e meio ambiente, nos enfatizaram:
Quando as luzes estão apagadas à noite, você não deve usar o celular Professor Li Li, diretor do Hospital of Ophthalmology SGH em Cingapura, disse: brilho direto, mais de 30 minutos causa degeneração macular irreversível do olho, o que leva à rápida deterioração da visão.
Adquirir maculopatia (câncer nos olhos) significa aguardar a perda da visão. O telefone brilhante, olho na escuridão próxima, de alta energia, direcionada aos olhos, danificam a mácula do olho. Na escuridão há midríase que é a abertura da pupila, para compensar a escuridão.
Vendo o celular no escuro provoca degeneração macular. Também provoca olhos secos, cataratas e, eventualmente, perda de visão. Amigos: para cuidar de nós mesmos e de nossas famílias, lembre-se de não desligar as luzes se estiver olhando para o celular. Compartilhar é mostrar amor pelos outros …
Maculopatia é câncer no olho causado por uso de telefone celular?
Não demorou para a história circular com muita força na internet e deixar algumas pessoas, principalmente as que gostam de utilizar o telefone celular, preocupadas. Porém, é falso que um médico tenha falado isso, que maculopatia seja câncer no olho e que a doença seja causada pelo telefone celular.
Essa mensagem é mais um clássico quando falamos em fake news na internet. Já desmentimos, no mínimo, três vezes, esta mesma história (aqui, aqui e aqui). Como o último desmentido feito no site vale (em 2021) para hoje, relembre o que escrevemos:
Para começar, resolvemos fazer uma análise da própria mensagem. De cara, já percebemos que ela tem algumas das principais características de notícias falsas na internet: alarmista, com erros de português e com pedido de compartilhamento. De fato, ela não é (muito) vaga e também até cita uma “fonte confiável” (um hospital). Mas aí achamos mais furos.
Ao contrário do que aponta a mensagem, o Cape Coast Hospital não fica nos Estados Unidos. A instituição fica em Gana (país da África). Além disso, a mensagem erra ao apontar que maculopatia é sinônimo de câncer de olho. Enquanto a maculopatia é uma doença degenerativa causada por diversos fatores, o câncer de olho é um melanoma ou linfoma que afeta a região ocular. A maculopatia, de fato (assim como outras doenças degenerativas), não tem uma “cura”. O câncer de olho tem.
Já deu para ver que a mensagem tem diversos furos. Mas e a questão “central” é real? Você já deve imaginar que não. Para começar, não encontramos a tal pesquisa do Cape Coast Hospital sobre uso de celular à noite e câncer de olho (ou maculopatia). Aliás, não encontramos especificamente nada que relacione o uso do celular à noite com quaisquer das duas doenças citadas. Mais do que isso, encontramos desmentidos de versões muito parecidas da mesma história.
Em 2016, o próprio Boatos.org desmentiu uma informação que apontava que um homem tinha contraído câncer no olho por causa do celular com luzes apagadas (a foto do homem era de sintomas de conjuntivite). Em inglês, o Snopes (site de fact-checking) também desmentiu uma história muito similar a essa. Em países em espanhol, a mesma mensagem foi atribuída a um médico.
No caso do desmentido em espanhol, o site “El Grupo Informático” aponta que o viral surgiu por causa de uma distorção de uma pesquisa real, que apontava para a possibilidade de usuários terem cegueira temporária por causa do uso do celular. Na realidade, sequer os pesquisadores que foram fonte na notícia real conseguiram cravar se há uma relação causa-consequência entre celulares à noite e cegueira.
O próprio Ministério da Saúde, por meio do projeto Saúde Sem Fake News, resolveu fazer um desmentido sobre o assunto. Leia o que foi escrito pela pasta na ocasião:
O texto intitulado USO DO CELULAR NO ESCURO está repleto de informações equivocadas e sem comprovação científica. Não existem estudos científicos mostrando que o uso do celular, seja a noite ou durante o dia, provoque maculopatia (que o texto erroneamente classifica como câncer no olho), catarata, olho seco, degeneração macular ou perda de visão.
É certo que o impacto do uso excessivo dos smartphones está sendo estudado por pesquisadores, mas as graves alterações citadas no texto não têm a menor comprovação científica, são, portanto, FAKE NEWS.
Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Maculopatia é um câncer no olho causado pelo uso do telefone celular. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular nos últimos dias.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | https://bit.ly/3vZsrnd |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3ounmCN |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | http://bit.ly/3zGePPm |