Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Teoria que fala que médicos foram mortos em queda de avião em Vinhedo é falsa (e ridícula)

Teoria que fala que médicos foram mortos em queda de avião em Vinhedo é falsa (e ridícula)

Médicos que estavam no avião em Vinhedo foram mortos pela elite mundial por descobrir cura da doença X, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – O avião em Vinhedo foi derrubado para matar os médicos que iriam para um Congresso. A elite mundial descobriu que eles encontraram a cura para a doença X, que iria causar a nova pandemia.

Análise

A queda do avião na cidade de Vinhedo que vitimou 62 pessoas tem gerado uma fake news recorrente: a de que o desastre foi, na realidade, um assassinato.

A última das histórias que circula na internet aponta que, na realidade, o grupo de médicos que estavam na aeronave (e iriam para um Congresso em São Paulo) foram assassinados pela “elite mundial”.

Um vídeo, gravado por um “influencer” já conhecido por explicar fake news, aponta que o motivo da morte seria o “fato” de eles terem descoberto a “cura da doença X”. Essa doença seria responsável pela próxima pandemia. Leia a mensagem e trechos da transcrição (não colocamos tudo porque o vídeo ficaria gigante:

Mensagem: MÉDICOS MORTOS PELA ELITE COM QUEDA DE AVIÃO SABIAM QUAL ERA O VÍRUS DA DOENÇA X E TINHAM INFORMAÇÕES DE COMO PARAR A NOVA PANDEMIA MUNDIAL SOS

Transcrição: […] Não foi à toa e nem por acaso que este avião caiu. Não foi uma coincidência e também não foi uma espécie de ocasião, uma “merda do destino”. O que aconteceu é que, dentro dos 61 passageiros, 15 deles eram médicos especializados em oncologia e também infectologia, vários epidemiologistas e pneumologistas. Dos 15 médicos, 7 eram especialistas em sequenciamento genético para isolar vírus. Vírus com alto teor infeccioso, com patógenos altamente contagiosos, e que já foram premiados, ok? Eu tive as informações através do próprio Conselho Federal de Medicina, que publicou essas informações no Paraná, o Conselho Regional de Medicina do Paraná. Isso já é de domínio público. Eles estavam indo para uma conferência de oncologia em São Paulo, que duraria cerca de seis dias. É interessante que alguns desses médicos foram proibidos. […]

Em 2022, esses médicos foram proibidos de ingressar no Comitê da Organização Mundial da Saúde para poder apresentar os seus relatórios e análises de dados, provando que conseguiram sequenciar toda a estrutura genômica viral do vírus COVID no Brasil e isolar as principais cepas altamente contagiosas, com proteínas infecciosas altamente agressivas. Inclusive, foram premiados nas academias médicas do mundo inteiro. A OMS rejeitou os relatórios e as análises preliminares, justamente por não conterem dados concretos para identificar o padrão de isolamento. Então, é muito curioso que no ano passado, em 2023, esses mesmos médicos, que combatiam as academias de cientistas, analistas e infectologistas comandados pela OMS, dissessem que criaram um vírus de laboratório para se espalhar pelo ar e se ramificar pelo mundo inteiro, gerando um grande genocídio. […]

Segundo informações, isso estaria de posse deste médico dentro do voo, que levaria até um comitê de análise laboratorial de sua confiança para que pudesse vir a público expor, provavelmente, um novo tipo de arma secreta que a elite estaria preparando para liberar, não só no Brasil, mas no mundo. Uma arma biológica altamente secreta e altamente infecciosa. Há dois pontos aqui: ou ele estaria de posse desse material, ou estaria com as provas de que isso realmente está para acontecer. E, se realmente for verdade, ele morreu com as provas, e a gente não vai saber. Provavelmente, a equipe toda que estava acompanhando devia estar ciente disso. Então, aonde quero chegar? É simples. Para manter esse segredo, todo o projeto e o prospecto de uma causa maior que está chegando por uma doença X, qualquer um, qualquer situação, qualquer pessoa ou qualquer tipo de indivíduo que tentar atrapalhar os planos da elite vai ser eliminado.

Checagem

Não foi a primeira fake news (e talvez não seja a última) sobre a queda do avião na cidade de Vinhedo. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) Os médicos que estavam no avião em Vinhedo foram assassinados pela “elite mundial”? 2) Os médicos que estavam no avião, de fato, descobriram as tais informações sobre a Covid-19 e sobre a “doença X”? 3) Há uma doença X que será utilizada como arma em uma nova pandemia?

Os médicos que estavam no avião em Vinhedo foram assassinados pela “elite mundial”?

Não. Essa hipóteses (que é ridícula) já foi desmentida pelo Boatos.org há poucos dias. Conforme explicamos, não há qualquer indício de que a queda do avião da Voepass em Vinhedo tenha ocorrido por sabotagem. Além disso, a pessoa que é a “fonte” da denúncia não passa de uma figura já conhecida no mundo da desinformação. Ela já retirado de diversas plataformas e até preso por espalhar desinformação na internet. 

Os médicos que estavam no avião, de fato, descobriram as tais informações sobre a Covid-19 e sobre a “doença X”?

Não. A única coisa real na história é o fato de médicos do Paraná estarem entre mortos do avião. Todo o resto do papo de “descobriram a cura da Covid-19”, “foram desacreditados pela OMS” e “haviam descoberto a cura da doença X é ficção. Ficção mais do que danosa. Não consta nada sobre o assunto em nenhuma fonte confiável e, como falamos, a fonte do causa não é nada confiável.

Há uma doença X que será utilizada como arma em uma nova pandemia?

Também não. Se trata de uma reciclagem de outra fake news antiga. Além de todos os elementos que citamos (como a história da fonte da desinformação), trata-se de uma narrativa que surgiu após Tedros Adhanom, da OMS, apontar que, em algum momento, o mundo terá uma nova pandemia.

O conteúdo que fala da “doença planejava” é uma falsa interpretação de um alerta de Tedros, que mais visava apontar que, da forma que estamos tratando a natureza, há mais chances de termos outra pandemia. Mais uma vez reforçando: os médicos paranaenses nada tinham a ver com essa teoria da conspiração.

Conclusão

Fake news ❌

A teoria que está circulando na internet sobre a tal doença X e o assassinato de médicos no avião em Vinhedo não passa de uma loucura (planejada) de uma pessoa que vive espalhando fake news. Não há nenhum indício na realidade que aponte para isso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).