Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Fake news sobre nanobots em vacinas contra Covid-19 no Japão volta a circular na internet

Fake news sobre nanobots em vacinas contra Covid-19 no Japão volta a circular na internet

Nanobots foram encontrados em milhões de pessoas que se vacinaram no Japão, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – O Japão entrou em alerta após milhões de pessoas terem nanobots encontrados em seus corpos após tomares vacinas contra a Covid-19.

Análise

Uma história que circulou muito durante o auge da pandemia da Covid-19 (e do movimento antivax) está circulando com “outra roupagem” na internet.

De acordo com mensagens que estão viralizando online, autoridades do Japão teriam “pedido desculpas” após descobrirem que milhões de pessoas tiveram nanobots injetados em seus corpos durante a vacinação contra a doença.

O conteúdo (como muitas mensagens desinformativas) surgiu em sites conspiracionistas em inglês e foi traduzido para outros idiomas (inclusive português). Leia uma das versões da história que circula online:

Japão declara estado de emergência após ‘nanobots’ serem encontrados em 96 milhões de cidadãos O Japão emitiu um pedido de desculpas aos seus cidadãos pelas consequências desastrosas das vacinas de mRNA contra a COVID-19 e lançou investigações científicas e criminais de grande escala para estabelecer a verdade e punir os responsáveis. 

A elite globalista e a Big Pharma estão em pânico, aterrorizadas com o que os japoneses estão descobrindo, e estão fazendo de tudo para desacreditar essas investigações, inclusive ordenando que a grande mídia inicie um bloqueio total de qualquer notícia vinda do Japão. Mas não vamos permitir que a elite tenha sucesso em manipular o público por mais tempo. O Japão está descobrindo crimes contra a humanidade e o mundo inteiro precisa ouvir essas informações.

Checagem

O conteúdo, novamente, se espalhou com força na internet e deixou muita gente assustada. Porém, a história não passa de uma roupagem de duas fake news já desmentidas no Boatos.org (aqui e aqui). Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O que são nanobots? 2) É verdade que milhões de pessoas no Japão estão com nanobots por conta da vacina contra Covid-19? 3) O Japão pediu desculpas por conta da vacinação contra Covid-19?

O que são nanobots?

Como o nome sugere, nanobots são microrrobôs cujas dimensões são medidas em nanômetros (1 nanômetro = um milionésimo de milímetro). Eles são desenvolvidos através da nanotecnologia, uma área da ciência e da engenharia dedicada à criação e manipulação de materiais, dispositivos e sistemas em escala atômica, molecular ou macromolecular.

Estes microrrobôs podem ser utilizados em diversas áreas. Uma delas é, de fato, a medicina. Porém, o uso dos nanobots ainda é incipiente e as iniciativas estão na área de pesquisas. 

É verdade que milhões de pessoas no Japão estão com nanobots por conta da vacina contra Covid-19?

De forma alguma. A história é uma fake news semelhante a outra que foi desmentida no Boatos.org lá em 2021. A única diferença do conteúdo era o termo. Na época, se falava em “nanopartículas de mRNA” que causavam mal às pessoas.

Não consta o tal conteúdo (nem sobre nanopartículas tampouco sobre nanobots) em qualquer fonte confiável. Pelo contrário, as pessoas que espalharam o conteúdo são conhecidas pelo discurso negacionista e anticiências.

O Japão pediu desculpas por conta da vacinação contra Covid-19?

Também não. Conforme também já explicamos no Boatos.org, é falso que qualquer autoridade do Japão tenha pedido desculpas por conta da vacinação em massa contra a Covid-19 (responsável, inclusive, pelo êxito do país no combate à pandemia). As pessoas (inclusive do Japão) que “pedem desculpas” são negacionistas que, por eles, não haveria vacinação.

Conclusão

Fake news ❌

Esse papo de nanobots, vacinas, Japão e desculpas não passa de mais uma fake news que insiste em circular na internet. Mais do que isso: se trata de uma evolução de um boato já desmentido.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).