Boato – A OMS passou a reclassificar a idade em que uma pessoa é considerada idosa. Agora se é jovem entre 18 e 65 anos e idoso apenas depois dos 80 anos.
Longevidade. É inegável que, pandemia à parte, as pessoas estão vivendo mais. Além do óbvio (que esta é uma notícia boa para todos), o fato é que isso acarreta em novos conceitos. De acordo com uma mensagem que insiste (mesmo) em circular na Internet, a OMS teria mudado um deles.
Um texto que aponta que a Organização Mundial da Saúde reclassificou o conceito de jovens e idosos está circulando na Internet. De acordo com o texto, a OMS passou a considerar jovem quem tem entre 18 e 65 anos, meia-idade quem tem entre 65 e 80 anos e idoso apenas quem tem mais de 80 anos. Leia o texto que circula por aí:
Com a reclassificação da OMS do conceito de Jovem/ Idoso, ATÉ ABRIL DE 2020 EU ERA JOVEM, AGORA AINDA ESTOU NA MEIA IDADE! E VOCÊ ? A OMS reclassifica conceito de Jovem / Idoso Menor de idade: 0 a 17 anos; Jovens: 18 a 65 anos; Meia Idade: 66 a 79 anos; Idosos: 80 a 99 anos.
OMS reclassifica idade na qual a pessoa é considerada idosa?
A notícia, principalmente para quem está na melhor idade, seria ótima (previdências sociais à parte). Porém, não só é falsa como é antiga. A balela já foi desmentida por três vezes aqui (em 2018, 2020 e 2021). Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:
A mensagem possui uma citação da Friendly Society Act 1875 (lei da sociedade amigável, em tradução livre), que definiu a “velhice” igual ou superior a 50 anos. Pois bem, de fato, a citação é verdadeira. Porém, a Organização das Nações Unidas (ONU) não adotou um critério padrão para a definição da idade, geralmente, utiliza mais de 60 anos para se referir à população idosa.
Dito isso, saiba que ao pesquisarmos informações sobre o conceito de jovens, chegamos a esta matéria que classifica jovens, entre 15 e 24 anos e adolescentes de 10 a 19 anos. Vale apontar também que a organização não possui – ou não encontramos – um catálogo onde conste a classificação de todas as idades. Porém, estudos apontam que, hoje, a OMS considera criança até 10 anos, adolescente estão entre 10 e 19 anos, jovens entre 15 e 24 anos, adulto jovem de 25 a 44 anos, adultos de 45 a 59 anos, idosos de 60 a 90 anos e muito idosas acima de 90 anos.
Como você pode perceber, encontramos algumas diferenças, mas nenhuma é tão discrepante como indica o texto. No Brasil, a classificação de idoso ainda é relativa a pessoas com mais de 65 anos. Para além disso, não há nenhum anúncio recente da OMS sobre a reclassificação do conceito de jovem e idoso e, muito menos, em sites de notícias confiáveis. Só para terminar, o texto que circula no WhatsApp possui aquelas velhas características de boatos da internet: alarmista, cheio de informações vagas e sem datas e fontes confiáveis.
É importante citar que, em 2019, o Ministério da Saúde, por meio do projeto Saúde sem Fake News, também desmentiu a informação e confirmou que idoso é a pessoa com mais de 65 anos. “O conceito de idoso permanece considerado a partir dos 65 anos. Não há nenhum anúncio na mídia sobre essa reclassificação da OMS, o que caracteriza ainda mais o teor falso da notícia”, apontou a mensagem.
Resumindo: é falsa a informação que aponta que a OMS mudou o conceito do que é jovem e idoso. O texto que viralizou em 2022 já foi desmentido no Boatos.org em 2018, 2020 e 2021 e insiste em circular online.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3uwu4ra |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |