Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Mamografia pode causar câncer na tireoide #boato

Mamografia pode causar câncer na tireoide #boato

Se você quer saber sobre o boato de Dráuzio Varella e a mamografia, clique aqui. 

Boato – O exame de mamografia causaria câncer na tireoide. Para evitar o mal, mulheres devem exigir o uso de um protetor de tireoide na hora do procedimento.

Quem acompanha o Boatos.org já viu que um dos tipos de hoaxes que mais circula na internet é o relacionado à saúde. Mais exatamente ligado ao câncer. O boato que será mostrado hoje é relacionado a dois tipos de câncer: o de mama e o de tireoide.

Dois textos que começaram a aparecer na internet em 2011 falam sobre problemas que relacionam o exame de mamografia (que serve para detectar o câncer de mama) e o câncer de tireoide.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Um dos textos, que pode ser lido aqui, fala dos perigos da mamografia. De acordo com o texto, um médico falou em um programa de TV de Israel que o grande número de casos do câncer da tireoide seria ocasionado pelo não-uso de um manto para proteger o pescoço. O texto ainda fala que, na hora do exame, é só pedir para usar o “colete que protege o pescoço”.

Já o outro texto, que pode ser lido aqui, fala que a informação foi dada no programa Dr. Oz (da TV Americana). O conteúdo é parecido e fala de um protetor que é usado em raio-X dentário, mas não é usado na mamografia. De acordo com o texto, o não-uso também é responsável pelo câncer de tireoide. E, assim como no outro texto, só é preciso solicitar o protetor de tireoide na hora do procedimento.

Obviamente, uma informação assim deixa as pessoas preocupadas. Afinal, radiação não é a coisa mais saudável do mundo. Porém, não há com o que se preocupar, de acordo com algumas fontes.

Após o boato se tornar popular na web, o Instituto Oncoguia lançou uma nota falando sobre a relação mamografia e câncer de tireoide. De acordo com o instituto, os níveis de radiação no exame são ínfimos e não chegam a expor paciente ao risco de câncer. Além disso, o Oncoguia explicou que o uso do protetor de tireoide não é recomendado para o exame, pois poderia atrapalhar no diagnóstico. Se isso acontecesse, a paciente teria de fazer um novo exame e ficaria exposta por duas vezes à radiação.

O site News-Medical endossa o argumento de que a mamografia não causa câncer de tireoide. Para o site, a radiação exposta no exame é equivalente à meia hora de exposição ao sol. Sendo assim, um exame anual não causaria riscos às mulheres. Por fim, o próprio NY Times também tocou no assunto neste artigo. O resultado é tranquilizador.

Sendo assim, não há com o que se preocupar. Fazer o exame de mamografia não só não causa câncer, como também pode prevenir conseqüências mais graves do câncer de mama.

Leia na íntegra texto que fala sobre câncer de tireoide e mamografia 

Leia na íntegra o texto que fala do perigo da mamografia

Não é possível comentar.