Confira a retrospectiva de 2024 das fake news
Boato – Um pesquisador brasileiro revelou um método caseiro de 50 centavos para aliviar dores agudas nas juntas e recuperar a mobilidade.
Análise
Não é de agora que falamos de anúncios falsos que apontam para produtos milagrosos que são comercializados sem autorização da Anvisa. A mais nova história aponta para um “método caseiro de 50 centavos para aliviar rapidamente as dores nas juntas e recuperar a mobilidade”.
De acordo com a publicação, o método teria sido revelado por um pesquisador brasileiro e está disponível por meio de um programa de televisão. No mesmo vídeo (que é longo, prolixo e não permite ser pulado), é anunciado um “produto natural” por um preço exorbitante. O site de venda do produto ainda cita instituições como “Harvard”.
“Pesquisador brasileiro revela: O Método Caseiro de 50 Centavos Para Aliviar Rapidamente as Dores Agudas das Juntas e Recuperar a Mobilidade (Faça 1x Ao Dia!)”, diz o título do vídeo que circula na internet.
Checagem
A história já é mais do que mesmo do que fizemos. Para verificar a veracidade do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) Há um método de 50 centavos que acaba com as dores? 2) O remédio anunciado como método caseiro de 50 centavos é autorizado para este tipo de uso? 3) O médico e o programa de televisão existem?
Há um método de 50 centavos que acaba com as dores?
Não. Não existe um método caseiro de 50 centavos com eficácia comprovada para acabar com as dores nas juntas. Os anúncios que circulam na internet são enganosos e utilizam táticas de marketing fraudulentas para atrair consumidores desavisados. Esses produtos não têm respaldo científico e não são recomendados por profissionais de saúde. A questão das dores vai muito além de um método milagroso. Normalmente, é preciso atacar a origem do problema.
O remédio anunciado como método caseiro de 50 centavos é autorizado para este tipo de uso?
Não. O produto promovido nos anúncios não tem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser utilizado com essa finalidade. Normalmente, é utilizada uma brecha que permite que suplementos alimentares sejam vendidos sem a necessidade de registro na Anvisa. Porém, a partir do momento em que o produto é anunciado como com propriedades curativas, isso muda. Seria necessário o registro.
O médico e o programa de televisão existem?
Não. A gravação utilizada nos anúncios simula um programa de televisão que, na realidade, não existe. O “médico” entrevistado no vídeo é, na verdade, um ator contratado para realizar a performance. Esse tipo de anúncio utiliza uma tática comum em golpes similares, que já foram desmascarados anteriormente. Temos como exemplos produtos anunciados como “cura da diabetes”, “da impotência”, surdez e até cegueira.
Conclusão
Golpe ⚠️
O anúncio sobre um método caseiro de 50 centavos para aliviar dores nas juntas e recuperar a mobilidade é falso. Trata-se de um golpe que utiliza um vídeo enganoso e sem comprovação científica para vender um produto sem autorização da Anvisa. Usar remédios sem comprovação pode prejudicar a saúde, e já houve outros casos de golpes similares. Não aconselhamos a compra destes produtos.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).