Confira a versão 2020 do boato da Skol neste link.
Boato – Vinte e três pessoas foram internadas após ingerirem grandes quantidades de Skol. A propaganda da cerveja também parou. Se você está procurando a versão 2018 da história da Skol, clique aqui.
Sabe aquela orientação do “se dirigir, não beba”. Pois bem, uma mensagem que tem circulado na internet amplia a ordem para “não beba”. A mensagem diz mais especificamente para ninguém beber Skol. O motivo são os males causados pela cerveja: problema nos rins e câncer no reto. Leia trechos do texto, que circulou por WhatsApp:
Assista ao desmentido em vídeo
<< ALERTA GERAL
Não beba Skol
A propaganda parou… Por quê?
Reparem… A propaganda quase não se vê mais na mídia… Porque será???
Estamos repassando o e-mail abaixo para conhecimento e prevenção, principalmente para aqueles que bebem estes refrigerantes
Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que trabalha uma pessoa amiga. Fato já está confirmado:Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto. Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses de Skol
…
Pelo amor de “DEUS”… Passem esta mensagem para frente. Pelo sim e pelo não, vamos tentar remediar enquanto há tempo. Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranqüila.
Monique Freitas
Soc.Bras.de Cardiologia/Secretaria.
Por favor não deixem de repassar esta mensagem para todos que vocês conhecem. Não custa nada fazer nossa parte.
Esse texto é familiar para você¿ Se a resposta é sim, você tem bons motivos para achar. Esse drama das 23 pessoas internadas após beberem já foi utilizado no famigerado boato da Fanta Uva, que depois se estendeu a todos os refrigerantes da linha da Coca-Cola.
Pois bem, se a história usada para Skol é a mesma história falsa da Fanta Uva, o que podemos concluir¿ Se você disse que a história da Skol é falsa, está de parabéns.
Aliás, ao bater o olho no texto dá para perceber que a história é uma balela. Ela tem todas as características de um bom hoax (daqueles que viralizam): pede o compartilhamento (inclusive botando Deus no meio), é alarmista e cita fontes não confirmadas.
Já sabemos que a história é falsa. Mas o que podemos dizer sobre os males da cerveja. De acordo com o site do Dr. Dráuzio Varella, há uma lista de males do consumo excessivo de álcool. O órgão que mais sofre é o fígado. Porém, nem é citado câncer no reto e tampouco problema nos rins pelo consumo de cerveja. Também não é falado nada sofre internação após se beber uma vez (mesmo que seja muito).
Com isso, podemos concluir é que a história da propaganda da Skol ter parado após pessoas terem sido internadas é só mais uma conversa mole para boi dormir. Não vá sair enchendo a cara por causa disso, mas também não precisa virar um paranoico.
Assista também: 6 fake news sobre bebidas que circulam na internet