Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Relação entre casos de sarna em Balneário Camboriú e uso de ivermectina não tem nenhuma comprovação

Relação entre casos de sarna em Balneário Camboriú e uso de ivermectina não tem nenhuma comprovação

Surto de sarna em Balneário Camboriú foi causado por uso de Kit Covid com ivermectina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um surto de sarna em Balneário Camboriú foi causado pelo uso indiscriminado do Kit Covid com ivermectina durante a pandemia.

Análise

Uma notícia real está gerando uma especulação em páginas e sites contrários ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Depois que algumas creches foram fechadas na cidade de Balneário Camboriú por conta de um surto de escabiose (a famosa sarna), começaram circular especulações sobre a suposta causa da doença.

As mensagens apontavam que a doença teria sido causa pelo uso indiscriminado de ivermectina contida no que chamavam de Kit Covid durante a pandemia. Há até uma titulação de “sarna do mito”. Leia uma das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

A sarna do mito. O uso desenfreado, e não recomendado, de ivermectina para Covid-19 pode estar por trás do surto de escabiose, doença popularmente conhecida como sarna, em duas creches de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Medicamento estava presente nos “kits Covid” e tinha seu uso incentivado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia, mesmo que tal medicação não tenha sua eficácia comprovada contra a doença

Checagem

Temos muito que separar entre verdades e mentiras na história em questão. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) O uso indiscriminado de remédios como a ivermectina pode causar problemas como a sarna? 2) O surto de sarna em Balneário Camboriú foi causado pelo uso do Kit Covid com ivermectina? 3) O Kit Covid foi eficaz na pandemia?

O uso indiscriminado de remédios como a ivermectina pode causar problemas como a sarna?

Qualquer remédio que você tome sem motivos (ou por motivos errados) pode causar alguns problemas de saúde. Com a ivermectina na pandemia da Covid-19 não foi diferente. Em 2021, a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) disse que houve um aumento de infecções resistentes a medicamentos por conta do uso indiscriminado de remédios na pandemia. 

Em 2021, houve até um artigo da Universidade Federal de Alagoas que apontou para o risco de surtos de escabiose por conta do uso indiscriminado de ivermectina. Vale apontar que o estudo apontava apenas para uma hipótese.

O surto de sarna em Balneário Camboriú foi causado pelo uso do Kit Covid com ivermectina?

Apesar de tudo isso, não há qualquer comprovação de correlação ao uso de ivermectina e o surto de sarna em Balneário Camboriú (SC). A própria matéria, do NSC, que foi utilizada por quem espalhou a especulação é clara ao apontar que não há comprovação na correlação.

As opiniões da história se dividiram entre “há possibilidade e não há comprovação” e “não acredito que não haja correlação”. Vale apontar que seria preciso dois dados: 1) A comprovação de que a escabiose é mais resistente que a comum (o que não é possível de aferir no momento). 2) O diagnóstico de que “todos em Balneário Camboriú” tomaram ivermectina (algo que também não é confirmado).

Afirmar categoricamente que a ivermectina é a causa do surto de sarna é, no mínimo, leviano.

O Kit Covid foi eficaz na pandemia?

Vamos ao nosso segundo “apesar disso”. Mesmo sem a comprovação da ligação entre sarna e ivermectina, uma coisa é fato: o fármaco utilizado no Kit Covid é comprovadamente ineficaz contra o coronavírus. Muitas fake news sobre uma suposta eficácia surgiram na internet. Desmentimos algumas delas aqui, aqui e aqui. 

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há qualquer comprovação de que o surto de sarna registrado em algumas creches em Balneário Camboriú tenha sido causado pelo Kit Covid. Autoridades em saúde não confirmaram isso e muito do que está circulando não passa (assim como no caso de quem vende a eficácia do remédio para o coronavírus) de retórica política utilizada em uma pauta de saúde.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).