Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Tomar banho frio causa desmaios no banheiro e derrame cerebral #boato

Tomar banho frio causa desmaios no banheiro e derrame cerebral #boato

Tomar banho frio causa derrame (AVC) e desmaios no banheiro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Se você começar a tomar banho frio pela cabeça pode ter um derrame cerebral e desmaiar no banheiro.

Não é de hoje que dicas mirabolantes (e bizarras) sobre saúde tomam conta da internet. A história de hoje já circula há algum tempo online, mas voltou a viralizar em 2022. Ela dá conta para um “grande perigo”: o banho frio que “começa” pela parte superior do corpo.

O texto que circula por aí aponta que, se você tomar um banho frio começando pela cabeça, pode desmaiar no banheiro e até ter um derrame cerebral. Por isso, a mensagem aponta que o “jeito certo” de começar a tomar um banho frio é pelos pés para, só no final, chegar à cabeça. Leia a mensagem que circula por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

TOMANDO BANHO FRIO / DESMAIANDO NO BANHEIRO Qual é a causa? Sempre ouvimos falar de pessoas que tiveram um derrame e cairam no banheiro. Quando participei de um curso de estilo de vida saudável, uma professora do Conselho Nacional de Esportes, que também participou do curso, disse: A cabeça não deve ser molhada e lavada no primeiro processo de um banho, mesmo lavando o cabelos. Outras partes do corpo devem ser molhadas/lavadas primeiro, porque quando a cabeça está molhada e resfriada, o sangue flui para a cabeça para aquecê-la. Se os vasos sanguíneos se estreitarem, devido a água fria, isso poderá causar ruptura dos mesmos. Por isso que geralmente acontece no banheiro. Seja consciente para impedir que isso aconteça.

INÍCIO CORRETO DE UM BANHO FRIO: Comece a molhar o corpo a partir dos pés. Progrida para as pernas, as coxas, o abdômen e depois os ombros. Nesse ponto (ombros), faça uma pausa de 5 a 10 segundos. Pode-se sentir o calor saindo do corpo. Só depois tome banho como de costume. SABEDORIA: Quando esvaziamos um copo com água quente e imediatamente o enchemos com água fria, o que acontece? O vidro vai quebrar. É assim também com o corpo humano. Naturalmente, a temperatura do corpo é muito quente, enquanto a água é muito fria

A água fria na cabeça diretamente e repentinamente, pode contrair os vasos sanguíneos, enquanto o sangue vai fluir com mais intensidade para aquecer. Isso pode causar o rompimento dos vasos. É por isso que frequentemente pessoas sofrem um derrame no banheiro, devido ao método inadequado de banho. DICA: Este método de banho é adequado para todas as idades, especialmente àquelas pessoas com diabetes, pressão alta, colesterol e enxaqueca ou dores de cabeça. Esta uma informação que pode salvar vidas!

Tomar banho frio causa desmaios no banheiro e derrame cerebral?

Não demorou muito para a história se espalhar com todas as forças na internet. Só que, além de a dica ser falsa, faz parte de um texto que já foi desmentido no Boatos.org em 2020 (por duas vezes, aqui e aqui). Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi dito:

Ao ler as mensagens, de cara, ficamos desconfiados. As publicações apresentam caráter vago, alarmista, erros de português e falta de fontes confiáveis.

Além disso, infelizmente, esse tipo de história é bastante recorrente nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que evitar usar celular à noite poderia ajudar no combate ao câncer de olho. Também a que apontava que beber água gelada pode causar câncer e infarto e, por fim, a que dizia que limão com água quente pode matar células cancerígenas.

Pois bem. A história diz que sempre ouvimos falar de quedas no banho e nunca em outro lugar. Porém, ao contrário do que aponta a publicação, o AVC pode ocorrer em qualquer situação, inclusive dormindo. Vale ressaltar que, em 2005, durante o Big Brother Brasil 5, uma das participantes do programa, Marielza Santos, sofreu um AVC enquanto estava sentada na hidro-spa do programa.

Em seguida, o texto cita uma professora do “Conselho Nacional de Esportes”, o que enfraquece ainda mais a tese. Tudo porque a profissão não tem nada a ver com AVCs, que seriam a especialidade de um neurologista. Além disso, percebemos que o cargo e a instituição não condizem com um local brasileiro. Ou seja, a história poderia ter surgido em outro idioma. Dito e feito. Ao buscar por mais detalhes, descobrimos a mesma corrente em inglês.

Porém, ao buscar por fontes confiáveis, não encontramos nenhuma que embase tal recomendação. Nem em inglês, muito menos em português. Ao buscar por qualquer relação entre AVC e não lavar a cabeça primeiro, também não encontramos nada.

Para quem não sabe, um AVC acontece quando vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem. Ele causa paralisia na região do cérebro que permaneceu sem circulação sanguínea.

Entre os sintomas estão o formigamento da face, do braço ou da perna, confusão mental, alteração da fala ou compreensão (a pessoa começa a falar enrolado, como se estivesse alcoolizada), tontura, alteração no andar e dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente.

Já entre os hábitos e/ou condições que podem aumentar o risco de um AVC estão a hipertensão, colesterol alto, diabetes tipo 2, obesidade, tabagismo, sedentarismo e histórico familiar. Ou seja, nada de banho na água gelada.

Por fim, a comparação entre os vasos sanguíneos e um copo de vidro é, no mínimo, absurda. O tipo de vaso sanguíneo que leva sangue do coração ao resto do corpo são as artérias. Elas são espessas e dilatáveis, ao contrário do copo de vidro. Além disso, o corpo humano possui um processo de termorregulação. Se o ambiente externo está muito frio e a temperatura corporal cai, o complexo hipotálamo-hipófise envia uma mensagem nervosa, o que desencadeia o processo de vasoconstrição. Por sua vez, a vasoconstrição permite que haja diminuição na perda de calor para o exterior. Os vasos sanguíneos não estouram nesse processo, uma vez que é um processo natural do corpo humano e os vasos sanguíneos podem dilatar e contrair nesse movimento.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que “banho frio causa derrames” e que o jeito certo é começar a se banhar pelos pés. Trata-se de um texto que já viralizou e foi desmentido há mais de um ano na web.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: