Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vídeos enganam sobre motor de água desenvolvido por China e Toyota

Vídeos enganam sobre motor de água desenvolvido por China e Toyota

China e Toyota lançaram carro com motor movido a água, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeos alegam que a China e a Toyota desenvolveram um motor movido a água que irá destruir a indústria automotiva.

Análise

Não é de hoje que fake news sobre supostos combustíveis alternativos circulam na internet. Hoje vamos de um caso relacionado a carros da Toyota e da China. Vídeos sensacionalistas começaram a circular nas redes sociais alegando que a China e a Toyota teriam desenvolvido um motor movido a água.

Segundo essas publicações, a descoberta seria tão revolucionária que destruiria toda a indústria automotiva atual, provocando uma verdadeira revolução nos transportes. O material é apresentado em vídeos longos, geralmente narrados por inteligência artificial, com chamadas chamativas e sem apresentar fontes confiáveis. Além disso, alguns conteúdos misturam imagens de fábricas, veículos e lançamentos automotivos para dar a impressão de que o motor de água já é uma realidade. Leia:

Versão 1: China revela seu novo motor de água que destruirá toda a indústria automotiva! Versão 2: A China revelou um novo motor movido a água que revolucionária a indústria automotiva. Versão 3: Toyota Revela motor Movido a Água que vai Destruir a Indústria de Veículos #toyota #motor #tecnologia #carros #honda #veiculos #fabrica #fabricantes

Checagem

O conteúdo não demorou a viralizar na internet em diversos idiomas. Diante da grande repercussão dos vídeos, fomos investigar as seguintes questões: 1) A China e a Toyota lançaram um motor movido a água? 2) Qual a tecnologia anunciada pela Toyota? 3) É possível que a China ou a empresa desenvolvam a tecnologia?

A China e a Toyota lançaram um motor movido a água?

Não. As afirmações presentes nos vídeos viralizados carecem de qualquer respaldo em fontes oficiais ou científicas. Não há qualquer evidência concreta de que a China tenha desenvolvido um motor movido a água. Na realidade, o país concentra esforços em tecnologias mais viáveis e sustentáveis, como os carros elétricos e veículos movidos a hidrogênio. Da mesma forma, a Toyota também não lançou um motor movido exclusivamente a água.

Qual a tecnologia anunciada pela Toyota?

A Toyota anunciou, recentemente, avanços significativos em tecnologias híbridas e de hidrogênio. Em comunicado oficial divulgado no site da montadora (confira aqui), a empresa apresentou novos motores híbridos e melhorias em veículos movidos a células de hidrogênio. Em nenhum momento foi mencionado um motor movido a água. O foco principal da Toyota está em otimizar a eficiência dos motores e impulsionar a tecnologia de hidrogênio, uma alternativa já estudada há anos e muito diferente de um “motor de água”.

É possível que a China ou a empresa desenvolvam a tecnologia?

No momento, é altamente improvável. A ideia de um motor movido a água, no sentido literal, enfrenta barreiras físicas e tecnológicas que inviabilizam sua aplicação comercial. Qualquer sistema que utilize água como combustível exigiria a quebra da molécula (H2O), o que consome mais energia do que seria gerada, segundo os princípios da física e da termodinâmica. Sendo assim, nem a China, nem a Toyota, nem qualquer outra empresa apresentou ou demonstrou capacidade prática de criar um motor funcional e viável baseado apenas em água.

Conclusão

Vídeos afirmam que a China e a Toyota desenvolveram motores movidos a água capazes de revolucionar a indústria automotiva. Porém, não há qualquer evidência de que isso seja verdade. A Toyota anunciou inovações em motores híbridos e movidos a hidrogênio, enquanto a China mantém investimentos em tecnologias elétricas. A suposta “revolução dos motores de água” nada mais é do que desinformação espalhada nas redes sociais.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)