Boato – Depois que um arquivo foi corrompido no seu computador ou celular, é impossível fazer a recuperação dele.
No nosso cotidiano compartilhamos e realizamos a transferência de uma infinidade de arquivos, podendo acontecer – não raro, perdas e falhas que os tornam inacessíveis.
Compostos por dados importantes, que muitas vezes não possuem backups de segurança, é normal bater aquela frustração quando constatamos que um arquivo foi corrompido.
Mas, antes que a sensação de desesperança te domine por completo, iremos esclarecer esse boato de que é impossível recuperar arquivos corrompidos. Será? Confira!
É possível recuperar arquivos corrompidos?
Primeiramente é preciso entender o que é um arquivo corrompido: é quando existe uma falha na estrutura dos dados. Tudo dentro da informática é formado por códigos que descrevem ao sistema o que fazer quando determinado arquivo for acessado.
Se por algum motivo, erros ou falhas, este código é modificado, muda-se a estrutura do arquivo. Então, o sistema já não sabe mais como executá-lo, tornando-o muitas vezes inacessível.
Agora que já entendeu isso, vamos direto ao ponto: é só um boato de que é impossível recuperar arquivos corrompidos! Pode acontecer de o próprio programa que criou este arquivo não consiga recuperar o arquivo de maneira correta, gerando uma versão diferente da original.
Mas, quando se utiliza um software correto e que possua como principal função recuperar arquivos corrompidos, como o software Repairit. Em apenas três passos é possível acessar os arquivos como se eles nunca tivessem tido falhas ou perdas.
Recuperar arquivos corrompidos com o Repairit
Quando um arquivo corrompido ou inacessível é recuperado pelo Repairit, parece que o trabalho foi realizado por um especialista, mas na verdade, quem fez o trabalho profissional foi você mesmo.
O programa é uma solução eficaz e de fácil acesso para recuperar arquivos Excel, PDF, Word, e PowerPoint que tiveram dados corrompidos nas mais diversas circunstâncias, suportando todos os formatos de arquivos populares como .docx, xlsx e .pptx, por exemplo.
Sabe quando um arquivo não abre, ou quando abre aparece erros indesejados com códigos que não se entende, ou estão distorcidos e os dados não podem mais serem lidos? É nesta hora que o software da Wondershare faz a magia acontecer.
Para recuperar arquivos corrompidos, faça o download e instale o Repairit, executando-o na sequência. Aí vem as três etapas simplíssimas: adicionar arquivos, iniciar reparo e salvar.
A primeira etapa consiste em selecionar todos os arquivos que estão corrompidos e que deseja reparar. Adicione-os ao programa. Quando estiver tudo pronto, o segundo passo é clicar em Reparar e aguarde até que o processo seja concluído.
Quando terminar, o programa exibirá uma mensagem com a soma dos arquivos que foram recuperados, então, a última etapa é escolher se prefere salvar um por um, ou salvar todos em uma pasta específica de seu diretório.
Além da perda de informações, arquivos corrompidos geram atrasos e prejuízos nos mais diversos setores. Por isso, utilizando dispositivos móveis, ou sistemas operacionais, como Windows, Linux ou macOS, o sistema da Apple, é preciso evitar que os dados sejam corrompidos.
Mas afinal, como um arquivo se corrompe?
Os motivos são variáveis e os mais frequentes são associados a um erro na gravação ou na unidade de armazenamento, o que inclui discos rígidos, pendrives, cartão de memória, e até as unidades SSDs são suscetíveis a falhas que corrompem arquivos.
Qualquer aplicativo está sujeito a erros e falhas que têm como resultado dados corrompidos, seja na hora de salvar, compactar e até mesmo na realização do backup. Ou seja, advém do mau funcionamento mecânico ou elétrico.
Geralmente quando a falha ocorre no momento da transmissão dos dados entre um programa ou entre dispositivos, uma mensagem de alerta aparece para que o usuário fique ciente e possa começar o processo novamente.
Mas, podem existir outros fatores, até mesmo o ato de derrubar ou sacudir demasiadamente discos rígidos e armazenamentos portáteis podem ocasionar a perda de células magnéticas, que geram a alteração no arquivo.
Vírus, trojans e qualquer tipo de software malicioso também são uma maneira possível de corromper arquivos. É claro que neste caso, a inacessibilidade acontece propositalmente, não pelo usuário em si, mas por hackers que querem causar danos.
A corrupção de arquivos também pode advir de quedas elétricas. Quando se está no meio do processo de salvar um documento e o computador é desligado de forma incorreta, é muito provável que o arquivo seja danificado.
Para não precisar mais se preocupar com falhas e erros e poder recuperar arquivos corrompidos sempre que precisar, mantenha o Recoverit sempre instalado em seu computador.