Boato – O bilionário Elon Musk comprou a CNN após a vitória de Trump nos EUA. Isso inclui a CNN Brasil.
Análise
A vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos tem suscitado fake news também ligadas a Elon Musk (figura forte na campanha eleitoral norte-americana). E neste contexto, uma “nova” (nem tão nova) história começou a circular na internet.
De acordo com a mensagem, Elon Musk teria confirmado a compra da CNN dos Estados Unidos. A mensagem aponta que a compra incluiria também a CNN Brasil. Leia a mensagem que está circulando na internet:
AS INFORMAÇÕES DÃO DE QUE ELON MUSK JÁ COMPROU UM DOS MAIORES CANAIS DE NOTÍCIAS DO MUNDO, CNN. ISSO INCLUI A CNN BRASIL INCLUSIVE.
Checagem
A história viralizou em algumas redes sociais como o X (que é do próprio Elon Musk). Porém, a bomba não procede. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que Elon Musk vai comprar a CNN? 2) Há algum risco de Elon Musk comprar a emissora de notícias norte-americana? 3) Se ele comprasse a CNN dos EUA, a compra iria incluir a CNN Brasil?
É verdade que Elon Musk vai comprar a CNN?
Não. Assim como em outros casos (como o que falava que Elon Musk estava prestes a comprar a Ford), a informação é falsa. Não há qualquer anúncio por parte de Elon Musk, da emissora ou mesmo qualquer notícia em fonte confiável que aponte para a venda da CNN para o bilionário. Trata-se de uma fake news que brotou “do nada” na internet.
Há algum risco de Elon Musk comprar a emissora de notícias norte-americana?
Até o momento, não. É claro que Elon Musk teria dinheiro suficiente para fazer a aquisição da emissora. Porém, a CNN não parece estar exatamente no escopo de desejos de compra por parte do bilionário. Ou seja: “risco” há, mas não é o cenário mais provável.
Se ele comprasse a CNN dos EUA, a compra iria incluir a CNN Brasil?
Não necessariamente. Na realidade, a CNN Brasil é uma subsidiária da CNN norte-americana que tem dono diferente (o empresário Rubens Menin) e é parte da Novus Mídia. O que há é um licenciamento da marca CNN (que pertence a Warner-Bros) para operar no país. No caso de uma venda da CNN dos EUA, Elon Musk não se tornaria o “dono da CNN Brasil”. Na realidade, ele seria mais um “locatário” da marca à emissora brasileira do que dono desta.
Conclusão
Não é verdade que Elon Musk tenha anunciado a compra da CNN. O que está circulando é uma notícia falsa que brotou do nada na internet e, pelo que vimos, enganou até figuras influentes na direita mundial.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).