Boato – Para falar sobre a situação política do Brasil, o Google escreveu a palavra Goolpe no buscador para simbolizar o golpe.
Já alguns anos, usuários da internet têm tido algumas surpresas quando acessam o Google para buscar alguma informação. Esporadicamente, nos deparamos com mudanças no logotipo da ferramenta. São os chamados Doodles. Será que fizeram um para a situação política do Brasil? Pelo o que aponta uma postagem que circula online, sim.
De acordo com algumas postagens do Facebook, o buscador mudou a ordem das letras em uma madrugada e escreveu a palavra “Goolpe” na versão brasileira. Era a clara posição em relação ao golpe. Leia:
Ontem, por volta de 01:40, eu entrei no google para fazer uma rápida pesquisa. Estava sonolento e achei que o tradicional nome do google tava escrito ‘GOLPE’. Esfreguei os olhos e vi que não era ilusão de ótica. Estava mesmo escrito GOOLPE. Tive a ideia rápida de printar a página e sai a perguntar pros amigos do facebook que estavam online se mais alguém tinha visto a mesma coisa, pois meu computador sofreu com alguns vírus recentemente. Acontece que, enquanto eu perguntava, o google voltou ao normal, e muita gente que perguntou não viu. Apenas mais 3 amigos afirmaram ter visto o mesmo, sendo que um voltou atrás e disse que estava brincando comigo.
Sei que essa não é a primeira vez que o google faz referência em sua principal página, de assuntos e acontecimentos atuais do Brasil. Eles fizeram piadinha com os 7 a 1, na virada de 2014 para 2015, e rapidamente tiraram do ar. No histórico de temas do google, não consta nada sobre o nome GOLPE. Eu busquei o serviço de relacionamento da empresa no Brasil, mas creio que, se forem dar alguma resposta, ainda deve demorar. É certo que não o façam.
De toda forma, decidi compartilhar o print feito por mim e outro amigo na tentativa de saber se mais alguém também observou e também saber qual foi a intenção da empresa com essa atitude. Seria deboche ou foi em tom de denúncia? Agradeço aos que puderem ajudar.
Outra versão da postagem dizia o seguinte:
Uma da manhã o Google estava assim. Mais alguém tirou print? O pessoal do Google arrasa sempre!
Mas será mesmo que o Google resolveu aderir à defesa do governo de Dilma Rousseff e usou o termo golpe no seu buscador. Pelo o que tudo indica, não. Vamos aos fatos.
Ao se deparar com a postagem, fizemos o óbvio: procuramos a lista de Doodles do buscador para saber se havia alguma manifestação oficial. Na lista, não havia nenhuma referência ao termo Goolpe no buscador. Aí eu pergunto: de que adiantaria o Google fazer uma campanha se não assumisse a autoria oficialmente?
Para além disso, há duas informações errôneas no texto. A primeira fala que a notícia do Doodle ter se modificado foi publicada na Argentina. Mas só há um detalhe: a notícia do site argentino se refere a palavra “Golpe” e não “Goolpe”. A outra informação fala de brincadeiras do Google no 7 a 1 da Alemanha e na virada do ano. No caso do jogo, não houve nada. No caso do ano novo, um Doodle normal.
Por fim, há uma questão estética que invalidade o Doodle do Goolpe. Mesmo quando se modifica, o logotipo do Google segue um padrão de cores que é azul, vermelho, amarelo, azul, verde e vermelho. No caso do logotipo a ordem entre o segundo verde e azul se invertem. Em termos de design, pode ser um assassinato de identidade visual. É improvável que seria modificado desta forma.
Não precisa nem falar que não encontramos a notícia em lugar algum (além do tal site argentino e no Facebook). Sendo assim, podemos afirmar que o Google não modificou o seu logotipo para “denunciar” o golpe no Brasil. Se tivesse feito, o faria de formas muito diferentes.
Ps.: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Alessandro Cyrino. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.