Boato – Alerta da advogada Olga Nikolaevnas e da Shanghai China International News apontam que as mensagens de bom dia do TikTok, Kwai e aplicativos chineses têm vírus que hackeiam o seu celular.
Já falamos algumas vezes que muitos boatos acabam ressuscitando graças a “detalhes que são modificados”. É o caso da história de hoje, que aponta para uma ameaça que viria de aplicativo chineses como o TikTok e Kwai.
A mensagem é atribuída à advogada Olga Nikolaevnas e à Shanghai China International News. O texto começa com uma recomendação de que não se envie mensagens de bom dia. O motivo seria as mensagens terem vírus. Ao final, é dito que as principais ameaças aconteceriam em vídeos vindos dos aplicativos Kwai e TikTok. Leia a mensagem que circula online:
A partir de amanhã, não envie fotos da rede, leia o seguinte artigo para entender. Exclua todas as fotos e vídeos de Bom dia, Boa noite e outras saudações o mais rápido possível. Leia o artigo a seguir com atenção e você entenderá o porquê. Leia tudo! Envie esta mensagem com urgência para o maior número possível de amigos para evitar invasões ilegais. Aviso da advogada Olga Nikolaevnas: atenção! Pra quem gosta de enviar Bom dia! É um lindo dia! Boa noite! Pessoal da imagem, por favor, não envie essas boas mensagens. Hoje, Shanghai China International News enviou SOS para todos os assinantes (este é o terceiro lembrete), e os especialistas aconselham: Não envie fotos e vídeos de bom dia, boa noite, etc.
O relatório mostra que os hackers que atacaram a China criaram essas imagens, e essas imagens e vídeos são lindos, mas há um código de phishing oculto e, quando todos enviam essas mensagens, os hackers usam seu dispositivo para roubar informações pessoais, como informações de cartão de banco e dados e invadir seu telefone. É relatado que mais de 500.000 vítimas foram fraudadas. Se você quiser dizer olá para outras pessoas, escreva suas próprias saudações e envie suas próprias fotos e vídeos para que você possa proteger a si mesmo e sua família e amigos. Importante! Para sua segurança, certifique-se de excluir todas as saudações e fotos estrangeiras de seu telefone. Se alguém enviou essas imagens a você, remova-as do dispositivo imediatamente. O código malicioso leva algum tempo para ser implantado, portanto, se você agir imediatamente, não haverá danos.
Diga a todos os seus amigos para evitar serem hackeados. Diga olá com suas próprias palavras e envie apenas suas imagens e vídeos criados para cumprimentá-lo, o que é totalmente seguro para você, sua família e amigos. Por favor, entenda o que quero dizer! Todo mundo tem um cartão bancário anexado ao seu celular, e o celular de todo mundo tem muitos contatos. Este hack cria uma ameaça não apenas para você, mas também para o seu telefone, amigos e conhecidos! Este é um ataque brutal. Esta é uma nova técnica utilizada por terroristas para visitar o cartão SIM do seu telemóvel, para que se torne seu cúmplice !!! Envie esta mensagem para o maior número possível de parentes e amigos para impedir qualquer invasão não autorizada !!! Não mande fotos de bom dia, boa Tarde, boa noite* Principalmente Tik Tok, Kwai e mensagens animadas aplicativos estrangeiros! Xingling
Mensagens de bom dia do TikTok, Kwai e aplicativos chineses têm vírus?
O que não tem faltado é gente se assustando com a mensagem em questão. Porém, não só é falsa a informação como a balela que aponta para a tal ameaça em vídeos e fotos de bom dia é antiga e já foi desmentida algumas vezes pelo Boatos.org.
A balela em questão (sem a menção ao TikTok e ao Kwai) já foi desmentida cinco vezes no Boatos.org (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui). Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:
No caso de hoje, temos três informações diferentes que são atribuídas à uma única pessoa, a suposta advogada Olga Nikolaevna. Entretanto, basta uma pesquisa rápida no site do Boatos.org para ver que nossa equipe já desmentiu todas essas informações.
Primeiro, a que fala sobre as mensagens de bom dia estarem sendo usadas por hackers para roubar dados. O mesmo texto acabou circulando (e muito!) ao longo de 2020 e foi desmentido em duas oportunidades: aqui e aqui. Apesar disso, essa história é antiga e apareceu em 2017, quando foi desmentida, pela primeira vez, aqui no Boatos.org.
Além do texto possuir características de fake news, como o caráter alarmista, o pedido de compartilhamento e os erros de português (em grande parte causados por conta de uma tradução automática), descobrimos que o tal Shanghai China International News não existe. O texto foi classificado como spam em sites de língua inglesa. Além disso, não há como inserir um “vírus” em uma imagem (gifs, figurinhas etc). Isso até poderia ocorrer, caso a ferramenta (ou o site) utilizada pelo internauta possuísse algum arquivo malicioso que fosse instalado diretamente no computador ou no celular da pessoa. Porém, não encontramos nenhuma informação de que hackers chineses estariam fazendo isso.
Segundo, a informação que aponta sobre números que estariam roubando dados. A história começou a circular em 2018 e foi desmentida pelo Boatos.org. Na ocasião, a mensagem indicava que números com código 375, 371 e 381 estariam roubando dados das pessoas. Assim como na outra informação falsa, a mensagem apresenta características de fake news (vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis). Além disso, não existe nenhuma informação na mídia sobre o assunto. Se o fato fosse real, certamente, o tal “golpe” estaria sendo divulgado (até por medidas de prevenção). No final das contas, é impossível clonar um celular apenas com uma ligação e toda essa balela acabou desmentida em sites internacionais.
Terceiro, a informação que indica que bandidos estariam se passando por empresas e solicitando que as pessoas pressionem o número 90 ou 9. De acordo com a mensagem, esse seria o caminho para os bandidos clonarem seu cartão SIM e usarem seu telefone. Em agosto de 2020, a equipe do Boatos.org desmentiu uma história muito parecida. Na oportunidade, a história dizia que bandidos estariam pedindo para as pessoas pressionarem a tecla 1 do celular e, a partir daí, poderiam clonar informações pessoais. O “método” seria o mesmo da história de hoje. Acontece que descobrimos que essa história, na realidade, foi desmentida, em 2019, por agências de checagem nos EUA. O texto original, inclusive, é em inglês, mas fique tranquilo, porque a mensagem é falsa tanto nos EUA quanto no Brasil.
Se isso tudo não bastasse, ao procurar pelo nome da suposta advogada Olga Nikolaevna, descobrimos que, de fato, a mulher existiu. Entretanto, Olga Nikolaevna Romanova era, na verdade, filha do czar Nicolau II, da Rússia. Ela foi morta em 1918, com apenas 22 anos, por bolcheviques após a Revolução Russa.
Ao buscar um pouco mais sobre o assunto, também descobrimos que a história de hoje foi desmentida por serviços de fact-checking da gringa, em especial, da Índia. Os desmentidos podem ser vistos aqui, aqui e aqui. E, bem, é possível observar que nenhum deles cita Olga Nikolaevna como autora dessa história.
É importante citar que o que foi escrito também vale para vídeos do TikTok, Kwai ou mesmo arquivos com a marca d’água das redes sociais em questão. Não há vírus “escondidos” nas mensagens de bom dia em questão.
Resumindo: é falsa a informação que aponta que uma advogada russa e a mídia chinesa alertaram para mensagens de bom dia com vírus vindas de aplicativos chineses como o TikTok e Kwai. Trata-se de uma nova versão de uma fake news que já desmentimos por aqui inúmeras vezes.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/2M3r9Bt |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |