Boato – A Porsche lançou um carro que muda de cor de acordo com a roupa de quem passa.
Análise
Um vídeo um tanto quanto curioso está viralizando com força em redes sociais (principalmente nas de vídeos como o TikTok). Nas imagens, uma mulher está em um café (aparentemente) e começa a filmar um Porsche que está parado na rua. A partir daí, uma coisa “incrível” ocorre.
Na medida em que as pessoas estão passando próximas ao carro, ele começa a mudar de cor. “Esse Porsche muda de cor! Porsche que muda de cor? Será que é Camaleão?”, diz a mensagem que circula online. Assista ao vídeo:
Checagem
O vídeo merece uma checagem. E a checagem será feita respondendo às seguintes questões: 1) Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet? 2) O Porsche que está no vídeo realmente muda de cor? 3) Existe algum Porsche ou outro carro que mude de cor como um “camaleão?
Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet?
Resolvemos buscar pelo vídeo que está circulando na internet e chegamos a uma página oficial da Porsche Austrália. O vídeo em questão é uma peça publicitária de anúncio do Macan, um modelo 100% elétrico que foi lançado no país. Assista:
Ver essa foto no Instagram
O Porsche que está no vídeo realmente muda de cor?
Não. O próprio anúncio deixa claro que o conteúdo nada mais é do que uma obra de computação gráfica (CG) que visa mostrar o que a marca quer: dar a oportunidade de personalizar o carro da forma que a pessoa quiser.
Existe algum Porsche ou outro carro que mude de cor como um “camaleão?
A Porsche tem alguns modelos de carro que “mudam de cor”, mas não da forma que é mostrada no vídeo. Trata-se de uma pintura personalizada para alguns modelos que se chama Chromaflair. Essa, sim, muda de cor de acordo com a iluminação local. Há outro modelo de carro, só que da BMW, que muda de cor com o apertar de um botão. O carro é, ainda, um protótipo.
Conclusão
É falso que o Porsche tenha lançado um carro “camaleão” que muda de cor de acordo com a roupa das pessoas que andam na rua. O vídeo que está circulando é da empresa, mas é fruto de computação gráfica.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).